Marketing e comunicação da informação - 1. semestre

Objectivos

1. Compreender as funções a atividades do marketing e da comunicação organizacional
2. Entender os princípios básicos do comportamento informacional (perfis, necessidades, comportamentos, estilos de vida) nos novos paradigmas da comunicação
3. Entender e ser capaz de aplicar as técnicas fundamentais do marketing e comunicação da informação para a gestão de serviços: promoção, publicidade e relações públicas

Caracterização geral

Código

722051442

Créditos

6

Professor responsável

Paula Ôchoa

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Deegan, M., Sutherland, K. (2009) Text editing, print and the digital world. Aldershot: Ashgate
Gronroos, C. (2007). Service management and marketing – customer management in service competition. Chichester: John Wiley.
Gupta, D K. (Ed.). (2006) Marketing Library and Information Services: International Perspectives.Munich: K. G. Saur, 2006.
Kotler, P.& Keller, K. (2006). Marketing management. Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall.
Lovelock, C; Wirtz, J (2007) Services marketing, people, technology, strategy. 8ed. New Yok: Pentice Hall
Merrino, M. J; Yaguez, E.(cood.)(2012) Nuevas tendencias en investigación y marketing. Madrid: ESIC.
Scott, D. (2010). The New Rules of PR and Marketing: How to Use Social Media, Blogs, News Releases, Online Video, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly. New Jersey: John Wiley
Steiner, S.(2012) Strategic planning for social media in libraries. Chicago: ALA
Theaker, A.; Yaxley, H. (2012). The Public Relations Strategic Toolkit. London: Routledge

Método de ensino

Aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teórico-prático, constituído por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos.

Método de avaliação

A avaliação será feita com base na seguinte ponderação:
- um trabalho escrito de investigação em grupo, máx. de 20 páginas (45%), com apresentação oral à turma (15%);
- Comentário individual de textos (30%) e participação (10%) na aula.

Conteúdo

1. Marketing e comunicação de serviços de informação
a. Marketing para organizações não lucrativas
b. Criação e definição de estratégias de marketing
c. Públicos, audiências e stakeholders
d. Instrumentos de uma estratégia: promoção, publicidade e relações públicas
2. Marketing de relacionamentos
a. Instrumentos e produtos de promoção e comunicação da informação e da metainformação
3. Os novos paradigmas da comunicação em rede
a. Novos padrões de comunicação
b. Novos conteúdos e o utilizador “prossumer”. O utilizador como produtor de metainformação. Novos mediadores. Storytelling
4. Ao serviço da estratégia: produção e comunicação de conteúdos para vários media
a. Produção e publicação de conteúdos em medias tradicionais e na Web
b. Comunicação e Gestão da participação em plataformas Web
5. Ao serviço da estratégia: promoção, publicidade e relações públicas
a. Campanhas publicitárias
b. Relações públicas e organização de eventos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: