Estudos Métricos da Informação Científica
Objetivos
1. Situar a evolução dos estudos métricos no contexto da Ciência da Informação;
2. Compreender o actual sistema de comunicação da ciência e os seus agentes;
3. Conhecer os fundamentos, as técnicas e as aplicações dos estudos métricos da informação;
4. Conhecer e avaliar criticamente as fontes de informação e as bases de dados disponíveis para a análise métrica das diferentes áreas científicas;
5. Aplicar criteriosamente os indicadores bibliométricos à análise da produção, difusão e uso do conhecimento científico;
6. Acompanhar e avaliar as propostas alternativas de novos indicadores para medir e avaliar a ciência;
7. Capacitar para uma análise especializada das políticas científicas nacionais e internacionais;
8. Fornecer as bases necessárias para planear e desenvolver serviços de informação especializados na análise métrica da ciência.
Caracterização geral
Código
722051443
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
BORGMAN, C. L.; FURNER, J. (2002) Scholarly communication and bibliometrics. Annual Review of Information Science and Technology. 36 (3), p.272.
CRONIN, B. SUGIMOTO, C. R., eds. (2014) Beyond Bibliometrics: Harnessing Multidimensional Indicators of Scholarly Impact. Cambridge: MIT. GINGRAS, Y. (2014) Les dérives de lévaluation de la recherche : Du bon usage de la bibliométrie. Paris: Raisons DAgir.
HICKS, D. et al. (2015) The Leiden Manifesto for research metrics. Nature. 520, p. 429431.
NICHOLAS, D. et al. (2015) New ways of building, showcasing, and measuring scholarly reputation. Learned Publishing. 28 (3), p. 169183. WOUTERS, P.; COSTAS, R. (2012) Users, narcissism and control tracking the impact of scholarly publications in the 21st century. Utrecht, The Netherlands: SURFfoundation, 2012.
ZULUETA GARCÍA, María Ángeles (2006) Bibliometría y métodos bibliométricos. In LÓPEZ YEPES, José (coord.) Manual de Ciencias de la Documentación. Madrid: Pirámide,
Método de ensino
O seminário será desenvolvido por meio de aulas presenciais, tutorias e trabalho autónomo dos alunos. As aulas presenciais terão um carácter teóricoprático, sendo constituídas por um primeiro momento de exposição teórica dos temas, conceitos e vocabulário específicos da área, seguido de exercícios práticos, apresentações orais e debates participados pelos alunos, distribuindose também o conjunto de leituras obrigatórias. As tutorias serão orientadas no sentido de promover uma aprendizagem autónoma por parte dos alunos, garantindo também o acompanhamento personalizado do trabalho de investigação, para discussão do plano, enquadramento teórico e melhoria das opções metodológicas.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base na seguinte ponderação: um trabalho escrito de investigação (5000 palavras), apresentação oral (40%); apresentação oral de textos (15%) e comentário (10%) na aula; Análise crítica de uma base de dados/ indicador bibliométrico (10001500 palavras) (25%), participação (10%) .
Conteúdo
1. Introdução
1.1. O que é a Ciência?
Perspectiva histórica, epistemológica e sociológica
1.2. O actual sistema de comunicação científica
2. Fundamentos dos estudos métricos
2.1. A afirmação da Bibliometria: evolução e seus contextos
2.1.1. As leis bibliométricas
2.1.2. Da Bibliometria à Webmetria
3. A análise bibliométrica
3.1. As áreas científicas e as suas fontes de informação: tipologias documentais e bases de dados
3.2. A recolha e o tratamento dos dados
4. Os indicadores bibliométricos
4.1. Indicadores de produção
4.2. Indicadores de circulação e dispersão
4.3. Indicadores de uso da informação
4.4. Indicadores de impacto
4.5. Indicadores de colaboração
4.6. Indicadores de relação
5. As métricas alternativas (altmetrics)
5.1. Os limites dos estudos métricos
5.2. Propostas e avaliação de novos indicadores
6. Aplicações dos estudos métricos
6.1. Investigação em Ciência da Informação: estudos métricos e análise de domínio
6.2. Estrutura da ciência, avaliação e política cientifica