Música e Sociedade - 2. semestre

Objetivos

No fim do seminário, os estudantes devem ser capazes de demonstrar:
a) conhecimento e proficiência de relacionamento com conceitos, instrumentos de pesquisa,
literatura científica e teorias apresentadas;
b) capacidade de identificar e trabalhar com problemas de investigação no campo em questão;
c) autonomia crítica e capacidade de recorrer a quadros conceptuais específicos;
d) ter desenvolvido investigação original e aprofundado instrumentos de comunicação de
ciência.

Caracterização geral

Código

722021022

Créditos

10

Professor responsável

Paula Gomes Ribeiro

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não Aplicável

Bibliografia

Becker, Howard S. 2008. Art worlds. Berkeley: Chicago University Press.
Bennett, Andy, e Richard A. Peterson (eds). 2004. Music scenes: local, trans-local and virtual.
Nashville: Vanderbilt University Press.
DeNora, Tia. 2016. Music-in-action, selected essays in sonic ecology. New York: Routledge.
Martin, Peter J. 2007. Music and the sociological gaze: art worlds and cultural production.
Manchester: Manchester University Press. 
Small, Christopher. 1998. Musicking. Hanover, London: Wesleyan University Press.

Método de ensino

Ensino presencial segundo o modelo da aprendizagem ativa. Entre as metodologias utilizadas
contam-se: exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de
literatura, resolução de problemas, trabalho de terreno, estudo de casos, interpretação de
exemplos musicais e audiovisuais, leituras e apresentações individuais e de grupo, conceção
de projetos de investigação, entre outros.

Método de avaliação

20% 1 Recensão a apresentar e discutir na aula (e depósito de ficha de leitura no Nónio)
60% 1 Paper (entrega de documento escrito e sua exposição e discussão oral no colóquio da
disciplina)
20% Realização de exercícios, leituras, produção de materiais, presença nas aulas, em
debates e em atividades sugeridas

Conteúdo

Esta unidade curricular pretende aprofundar aspetos do estudo cultural da música como prática
e processo social, fomentando a formulação e discussão de problemas em quadros
interdisciplinares, no âmbito das ciências sociais e humanas. A unidade curricular é organizada
em forma de laboratório em torno de problemas centrais de investigação, selecionados
anualmente de acordo com critérios de relevância social e intelectual e tendo em consideração
o grupo inscrito. Os percursos individuais e de grupo e os planos de investigação dos
estudantes são convocados para o trabalho nas aulas. O programa estimula o relacionamento
entre as pesquisas individuais e as missões da unidade curricular.
Temática do seminário 2020 - PERSPETIVAS SOBRE A MÚSICA COMO ATIVIDADE
COLETIVA 
Mundos da arte (Becker) e musicking (Small) - ação coletiva e cooperação; Recepção como
participação: espectador(es), ouvintes, públicos, fãs, consumidores e opinião pública; Crítica
musical, jornalismo e opinião pública.