Música como Performance e Subjetivação
Objectivos
No fim do curso os estudantes devem:
a) possuir um conhecimento aprofundado dos conceitos chave, orientações teórico-metodológicas,
fontes de investigação e principais problemas no domínio da filosofia e estética da música em particular, e do
pensamento sobre música em geral, especialmente desde a viragem cultural na década de 1970;
b) ter adquirido instrumentos de argumentação interdisciplinar e competências de reflexão sobre o papel da
investigação em música no quadro das ciências sociais e humanas;
c) ser capaz de identificar e analisar problemas que cruzam os domínios da música, artes, filosofia, ciências e
cultura;
d) saber discutir, sintetizar, documentar e comunicar ideias e informação no domínio específico.
Caracterização geral
Código
722031093
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
ABBATE, C., \"Music Drastic or Gnostic?, Critical Inquiry, nº 30, Spring, Chicago, University of Chicago Press,
2004, pp. 505-536.
ADORNO, T.W., Alban Berg, le maître de la transition infime, Paris, NRF Gallimard, 1989 (tradução francesa).
BUTLER, J., Gender trouble, feminism and the subversion of identity, New York, Routledge, 1990.
DENORA, T., Musicinaction, selected essays in sonic ecology, Ashgate, 2011.
FOUCAULT, M., Les Mots et les Choses, Paris, Gallimard, 1966.
FOUCAULT, M., Larchéologie du savoir, Paris, Gallimard, 1969.
LATOUR, B., Reassembling the social: an introduction to ActorNetworkTheory, Oxford, Oxford University Press, 2005.
KRAMER, L., Classical music and postmodern knowledge, Berkeley, London, University of California Press,
1995.
SUBOTNIK, R., Deconstructive variations: Music and reason in western society, Minneapolis, University of
Minnesota Press, 1996.
Método de ensino
As aulas são teórico-prática.
Os processos de ensino-aprendizagem fazem amplo uso de meios audiovisuais, e têm base no modelo de aprendizagem activa. Entre as metodologias usadas contam-se:
exposição e demonstração, discussão, aprendizagem colaborativa, revisão de literatura, resolução de problemas, estudo de casos, interpretação de exemplos musicais e audiovisuais, apresentações individuais e de grupo, redacção de ensaios, entre outros.
Método de avaliação
Os estudantes devem: 1) entregar um projecto de investigação (20%); 2) produzir um ensaio de 6.000 palavras,
expô-lo e debatê-lo na aula (50%); 3) Realizar duas apresentações orais a partir de leituras seleccionadas (15%
cada). A participação nas aulas e o exercício de pensamento crítico serão valorizados.
Conteúdo
A Unidade Curricular propõe-se realizar uma abordagem crítica sistemática a redes discursivas específicas
que incorporam a ideia de música, como processo interactivo, dinâmico e performativo. Discute-se a
experiência musical, no contexto específico dos discursos que a envolvem e constroem, como elemento
central na produção e negociação de significados, realidades e subjectividades. Dar-se-á ênfase a práticas e
vivências musicais situadas, especialmente no âmbito dos séculos XX-XXI.
Para este propósito, a U.C. incide em alguns dos autores que desenvolvem a ideia de música como acção e subjectividade, como Theodor W. Adorno, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Judith Butler, Lawrence Kramer, Rose Subotnik, Roger Scruton, Tia DeNora, Lydia Goehr or Carolyn Abbate.