Temas Contemporâneos das Artes Visuais - 1. semestre

Objetivos

– Identificar e analisar os temas e questões emergentes no domínio das artes visuais.
– Relacionar as tendências ao nível dos conceitos, géneros e categorias de prática visual.
– Reconhecer e compreender as condições de exibição das artes visuais, com incidência para os exercícios curatoriais e os modelos expositivos

Caracterização geral

Código

722011114

Créditos

10

Professor responsável

António Sérgio Mah Alves da Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Didi-Huberman, Georges, Devant l´image, Paris, Éditions de Minuit, Paris, 1990
Foster, Hal, The Return of the Real. Art and Theory at the End of the Century, Cambridge, MIT Press, 1996
Graham, Beryl e Cook, Sarah, Rethinking Curating, Cambridge, MIT Press, 2010
Krauss, rosalind, Perpetual inventory, Cambridge, Mass., MIT Press, 2010
Manovich, Lev, The Language of New media, Cambridge, Mass., MIT Press, 2001
Mondzain, Marie José, Image, icône, économie: les sources byzantines de l’imaginaires contemporain, Paris, Seuil, 1998
Ranciére, Jacques, Le spectateur emancipé, Paris, La Fabrique, 2008
Ranciére, Jacques, The Future of the Image, Verso, 2009

Método de ensino

– Aulas expositivas de carácter teórico-prático, com recurso a exemplos visuais (fotografias e documentação videográfica)
– Discussões de trabalhos realizados pelos alunos.
– Visitas de estudo a exposições e ateliers de artistas.

Método de avaliação

Conteúdo

Um dos traços mais evidentes das artes visuais contemporâneas é o seu carácter polimorfo, plural e excessivo. De algum modo, todas estas possibilidades são expressões próprias de uma contemporaneidade que extrai parte do seu dinamismo da confusão e da diluição das especificidades. Nesta sequência, este programa procura analisar características, derivações e combinações nos domínios da teoria e práticas da imagem em contexto artístico, através de focagens sobre tendências recentes nos planos conceptual, estético e técnico.

Um primeiro grupo de conteúdos incide sobre certas inclinações e actualizações temáticas (e.g., tempo e movimento, arquivo e memória, quotidianidade, espacialidade e lugar), bem como uma visão crítica dos géneros e categorias artísticas. Por fim, serão abordadas várias questões relacionadas com o exercício curatorial, como também sobre formas e dispositivos de apresentação/exposição/exibição de trabalhos visuais.