Fotografia e Cinema - 2. semestre

Objetivos

1. Identificar o modo como a fotografia e o cinema se relacionam ao longo da história;
2. Problematizar as ontologias do cinema e da fotografia;
3. Compreender as relações de tensão e contiguidade entre a fotografia e o cinema na cultura contemporânea;
4. Compreender as relações contemporâneas entra a imagem fixa e a imagem em movimento em contraposição a épocas anteriores;
5. Problematizar a relação entre fotografia e cinema na representação do mundo e da história;
6. Dominar um conjunto fundamental de conceitos sobre a relação entre fotografia e cinema e a respectiva ontologia, através da leitura e discussão de textos.

Caracterização geral

Código

722011133

Créditos

10

Professor responsável

Luís Mendonça

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável,

Bibliografia

BARTHES, Roland, A câmara clara, Lisboa, Edições 70, 2008;
BARTHES, Roland, O Óbvio e o Obtuso, Lisboa, Edições 70, 1984;
BELLOUR, Raymond, Between-the-Images, Zurique e Dijon, JRP|Ringier & Les Presses du Réel, 2012;
CAMPANY, David, Photography and Cinema, Londres, Reaktion Books, 2008;
DE BAECQUE, Antoine, Camera Historica, Nova Iorque, Columbia University Press, 2012;
KRACAUER, Siegfried, The Past’s Threshold – Essays on Photography, Zurique, Diaphanes, 2014;
MAH, Sérgio, A fotografia e o privilégio de um olhar moderno, Lisboa, Colibri, 2003;
Medeiros, Margarida, Fotografia e Verdade: uma história de fantasmas, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010;
SCHEFER, Jean Louis, The Ordinary Man of Cinema, Nova Iorque, Semiotext(e), 2016.

Método de ensino

As aulas baseiam-se num diálogo permanente entre fotografia e cinema, pondo em evidência as principais correntes de pensamento - uma historiografia das ideias - ao longo do século XIX, XX e XXI. Fotografias e excertos de filmes ilustrarão o vasto corpus teórico.

Método de avaliação

A apresentação dos argumentos, pontuada por debates sobre textos fundamentais, terá sempre em vista conferir ao estudante ferramentas analíticas destinadas ao exercício de escrita final, que deve incidir sobre uma fotografia ou still. Esta escrita a partir das imagens será o principal objecto de avaliação a par da participação do estudante nas aulas.

Conteúdo

A presente unidade curricular privilegia o cinema como suporte de reflexão dos temas maiores da fotografia, reunindo uma constelação de casos de estudo em que a ontologia da imagem fotográfica é levada a jogo no plano cinematográfico. Temas como a morte, a realidade, o retrato, o arquivo, o tempo e a história são explorados mediante a possibilidade de um pensamento eminentemente (do) fotográfico.

1. Escrita sobre cinema e fotografia: a forma ensaio segundo Adorno.

2. Fotografia e cinema: uma breve história.

3. O fotográfico e a Nouvelle Vague.

4. Configurações do tempo e do espaço.

5. Fotografia e morte.

6. Recordação, arquivo e retrato.

7. Câmara histórica.