Mercados da Arte e os Novos Meios - 1. semestre

Objectivos

-Adquirir conhecimentos e reconhecer a evolução do mercado secundário de arte global e do mercado
secundário de arte português, em particular;
-Identificar a dimensão e os intervenientes do mercado secundário de arte português comparativamente com o
mercado global de arte;
-Compreender a gestão e a operação de uma leiloeira;
-Observar a importância dos meios digitais e a estratégia de marketing das empresas no mercado secundário de
arte;
-Relacionar a vertente financeira com o investimento em arte e de que maneira se complementam.

Caracterização geral

Código

722061120

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Teses de Mestrado
-ALVES, Filipa Baumberg Gouveia de Almeida – Mercado de Arte Contemporânea: construção do valor artístico e do estatuto de mercado do Artista. Lisboa: s.n., 2009;
-NUNES, Marta Marinho – Mobiliário Português do século XVIII: no mercado leiloeiro lisboeta (1996‐2008).
Lisboa: Scribe, 2011.
Bibliografia Nacional
-AMADO, Rui – Mercado da Arte moderna em Portugal. Porto: Artes Gráficas-Lello, 1982;
-AMADO, Rui – Mercado Internacional da Arte Moderna. Lisboa: R. Amado, 1987;
-Anuário de Vendas, Leilões de Arte em Portugal. Lisboa: Scribe, 2008;

Método de ensino

Aulas teóricas e teórico‐práticas . Serão convidados especialistas sobre alguns dos tópicos. Serão
organizadas aulas e visitas nas leiloeiras e visitas agentes influentes do mercado de arte.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos é realizada a partir dos projectos finais que terão apresentação oral para toda a turma com projecção visual, e através da avaliação qualitativa da participação nas sessões.

Conteúdo

-História dos Mercados de Arte Secundários
-Os Protagonistas do Mercado de Arte Secundário: Leiloeiras, Antiquários e Galerias
-As leiloeiras em Portugal: história e atualidade do negócio
-A importância dos meios digitais nos Mercados de Arte Secundário
-O Marketing e Comunicação como instrumentos no mercado de Arte Secundário
-O Mercado da Arte e Colecionismo entre a paixão colecionista e o investimento financeiro
-O negócio da Arte: Balanço e perspetiva de futuro em números e estatísticas.
Esta unidade curricular prevê reservar 4 sessões de três horas cada para um módulo que será constituído por uma visita de estudo a Londres, às leiloeiras Christie’s, Sotheby’s e Phillips e a galerias de arte contemporâneas, entre outros agentes influentes dos mercados de arte, juntamente com a docente da UC Mercados da Arte Contemporânea no Mundo Global.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: