Colecionadores na Primeira Pessoa e Divulgar Coleções - 2. semestre

Objectivos

Contactar com os principais colecionadores ativos em Portugal;
Adquirir conhecimentos sobre o modo de formar coleções de arte no mercado primário e secundário, compreender
as motivações e as vicissitudes associadas à atividade;
Assimilar o contexto económico-social da constituição de coleções de arte;
Identificar tendências de gosto no colecionismo atual;
Desenvolver sentido crítico sobre o papel dos colecionadores no sistema da arte e sobre as coleções enquanto
património cultural.

Caracterização geral

Código

722061124

Créditos

10

Professor responsável

Docente a definir

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

Bibliografia

Arte portuguesa anos 80‐90. Colecção António Cachola (Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte
Contemporáneo, Badajoz, 26 noviembre a 15 enero 2000), Junta de Extremadura, Consejería de Cultura,
Associación de Amigos del Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, 1999;
CABANNE, Pierre, Les grands collectionneurs. Du moyen‐âge au XIXe siècle, Tome I, Paris, Les Éditions de
l’Amateur, 2003;
CABANNE, Pierre, Les grands collectionneurs. Être collectionneur au XXe siècle, Tome II, Paris, Les Éditions de
L’Amateur, 2004;
Coleção António Cachola. Vol. 2012, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, 2012;
DUARTE, Adelaide; AMADO, Miguel, «O meu saber sobre arte nasce da experiência do olhar: uma conversa com José Lima» (Entrevista), Traço descontínuo: coleção Norlinda e José Lima – uma seleção (Parte II), São João da Madeira, Câmara Municipal de São João da Madeira, 2014, p. 53-100;

Método de ensino

Aulas teórico‐práticas. A maioria destas aulas serão lecionadas em museus e contarão com a intervenção dos colecionadores que foram responsáveis pela reunião das obras expostas ao público.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos é realizada a partir dos projetos finais que terão apresentação escrita, e através da avaliação qualitativa da participação nas sessões.

Conteúdo

Colecionar na contemporaneidade: conceitos, paradigmas e problematização
Coleções privadas e públicas em Portugal: História e especificidades
Francisco Capelo, um colecionador eclético;
Museu Coleção Berardo de Arte Moderna e Contemporânea;
Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Coleção António Cachola;
Coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa e internacional Norlinda e José Lima;
Coleção de arte contemporânea portuguesa Figueiredo Ribeiro;
A dimensão pública do colecionar. Estratégias de divulgação de coleções;
Pensamento e curadoria de coleções;
Expor coleções: espaços e itinerâncias;
Editar coleções.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: