Estratégias de Comunicação na Web, Mobile e Redes - 2. semestre

Objectivos

-Adquirir e aprofundar capacidades analíticas sobre o significado e operacionalização de redes sociais;
-Desenvolver estratégias de marketing implícitas no conceito de redes sociais;
-Conceber, desenvolver e aplicar conhecimentos num projeto na área de comunicação ou marketing, aplicando
os termos analisados ao longo dos seminários.

Caracterização geral

Código

722011164

Créditos

10

Professor responsável

Andreia Teles Vieira, Irene Tomé

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

ÄYRÄMÖ, S.M. (2011) «Narrative» in Serious or Learning Game Design. In Working with Stories. Narrative as a
Meeting Place for Theory, Analysis and Practice: Proceedings from the 2nd ENN Conference, Kolding 2011;
BAEKDAL, T. (2011) Social Commerce... It is a completely new playing field! New york: Baekdal Media;
DUNCAN, I. M. M., FABOLA, A. E., e MILLER, A. H. D. (2016). Serious games in 2025: towards intelligent learningin Virtual Worlds. In Immersive Learning Research Network Conference, iLRN 2016. Santa Barbara, CA, USA: IOSPress;
REDECKER, C. (2008). Review of Learning 2.0 Practices. Deliverable 2 of the study: Learning 2.0 – The Impact of Web 2.0 Innovations on Education and Training in Europe, Institute for Prospective Technological Studies,
European commissions;
REEVES, T. (2006). Design research from a technology perspective. In J. V. D. Akker, K. Gravemeijer, S.
McKenney e N. Nieveen (Eds.), Educational design research (pp. 52–66). New York: Routledge;
TURKLE, S., (2011) Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. New
York: Basic Books.

Método de ensino

A disciplina será leccionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre. Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor, alunos e saberes será implementado através de: presença, forum, skype e mail.
A par da exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Conteúdo

-Redes sociais: conceito antropológico e dimensões digitais;
-Análise diacrónica e tipológica do surgimento das redes;
-Personalidades mais relevantes: contributos teóricos e técnicos;
-Regras técnicas de funcionamento das redes sociais;
-Estratégias de comunicação nas redes sociais;
-Presença nas redes sociais;
-Estratégias de auscultação de públicos;
-O impacto de um post: neutro, social e viral.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: