Teorias da Comunicação Digital e da Apreensão do Conhecimento - 2. semestre

Objectivos

-Compreender a importância das teorias digitais na sua conexão com a comunicação;
-Conceptualizar os modernos conceitos da apreensão do conhecimento;
-Saber aplicar os conceitos teóricos à prática da construção dos sistemas digitais.

Caracterização geral

Código

722011165

Créditos

10

Professor responsável

Irene Tomé

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Campos, M. (2003). The progressive construction of communication: toward a model of cognitive networked
communication and knowledge communities. Canadian Journal of Communication, 28-3, pp. 291-322. Acedido
em: http://search.proquest.com/openview/cccaae1ec1bf7e3d17bd08a407528beb/1?pq-origsite=gscholar&cbl=47035;
Há, T (2010). Theory and Design of Digital Communication Systems. NY: Cambridge, Cambridge University Press;
Joubert,M; Wishart, J (2012). Participatory practices: Lessons learnt from two initiatives using online digital
technologies to build knowledge. Computers e Education 59, 1, pp. 110-119 Acedido de
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131511002417;
Mahoney, LM; Foeman, A. (2017). Measuring the Impact of Course Modality on Student Knowledge,
Performance and Communication Apprehension in Public Speaking Pedagogy. Indiana Journals, 8-1, pp. 7-19.
Meunier, J-P e Peraya, D. (2010). Introduction aux théories de la communication. Louvain-la-Neuve: Éditions De
Boeck Supérieur;
Resnick, M. e Kafai, Y. (1996). Constructionism in practice: Designing, thinking, and learning in a digital world.
Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Método de ensino

A disciplina será leccionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre. Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor, alunos e saberes será implementado através de: presença, forum, skype e mail.
A par da exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Conteúdo

-Comunicação digital: evolução, dimensão e teorias;
-Estratégias da apreensão do conhecimento;
-As teorias da apreensão do conhecimento e a sua relação com os sistemas interativos de comunicação;
-Estruturação de conteúdos digitais;
-Análise e estudos de caso.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: