Produção de Conteúdos Audiovisuais e Interativos - 1. semestre
Objetivos
-Saber aplicar o conceito e estruturação de conteúdos a diferentes meios e linguagens;
-Desenvolver a dimensão digital do storytelling;
-Interpretar atitudes comportamentais dos utilizadores face aos conteúdos;
-Operacionalizar estratégias de desenho da navegação para a web e o mobile;
-Aplicar os conceitos e metodologias para produzir um esboço (wireframe) de uma página.
Caracterização geral
Código
722011166
Créditos
10
Professor responsável
Irene Tomé, João Palmeiro
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
- Andleigh, P. e Thakrar, K. (1996). Multimédia Systems Design. Upper Saddle River: Prentice Hall;
- Bourne, J. (2009). Web Video: Making it Great, Getting it Noticed. CA, Berkeley :Peachpit Press
- Meikle, G. (2016). Social media: communication, sharing and visibility. Routledge, Taylor e Francis Group - Levy, J. (2015). UX Strategy: How to Devise Innovative Digital Products that People Want. California: OReilly Media
- Morville, P. (2004). A Brief History of Information Architecture. In: A. Gilchrist and B. Mahon (eds). Information Architecture: Designing Information Environments for Purpose, Facet Publishing;
- Morville, P., e Rosenfeld, L. (2007). Information architecture for the World Wide Web. Sebastopol, CA: OReilly.;
- Paiano, R., Guido, A. L., Pandurino, A. (2009). Designing Complex Web Information Systems: integrating Evolutionary process Engineering. HERSHEY, PA USA: Information Science Reference;
- Panczuk, S. (2011). La Net Generation dans l´entreprise. Louvain-la-Neuve: De Boeck;
Método de ensino
A disciplina será leccionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre. Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor, alunos e saberes será implementado através de: presença, forum, skype e mail.
A par da exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar,outras actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes
Método de avaliação
Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2
Conteúdo
-Comunicação e novos media 2. Dimensões digitais da literacia;
-Gestão e organização de projectos multimédia;
-Introdução à arquitetura da informação;
-Design para a web;
-Criação de um layout para a web;
-Introdução ao áudio e vídeo digitais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: