Desenho e arquitetura de ambientes digitais de aprendizagens
Objetivos
-Dominar os conceitos gerais, teorias e paradigmas subjacentes ao desenho de ambientes digitais de aprendizagens;
-Aplicar os conceitos e metodologias inerentes ao desenho de ambientes digitais de aprendizagens; planificar objetos de aprendizagem e objetos media; conceptualizar, desenvolver e implementar unidades temáticas de aprendizagem em ambientes digitais.
Caracterização geral
Código
723000056
Créditos
10
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Dillon, A. (2003). User interface design. Encyclopedia of Cognitive Science. London:MacMillan;
Kidd, T. T. (2017). Handbook of research on instructional systems and educational technology.
Hershey, PA: IGI Global;
Morville, P. (2004). A Brief History of Information Architecture. In: A. Gilchrist and B. Mahon (eds). Information
Architecture: Designing Information Environments for Purpose, Facet Publishing;
Morville, P., and Rosenfeld, L. (2007). Information architecture for the World Wide Web. Sebastopol, CA: OReilly;
Método de ensino
A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2
Conteúdo
-Aprendizagem aplicada a ambientes digitais: teorias e tipos de aprendizagem;
-Ambientes digitais de aprendizagem: modelos e paradigmas centrados na experiência do aprendente;
-Planificação e arquitetura;
-Desenho, implementação e avaliação;
-Produção de objetos media (a Un. Pedagógica tem complementaridade com a UC: Jogos digitais e sistemas de
aprendizagem);
-Atividades e avaliação de competências.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: