Metodologias de investigação digital

Objetivos

-Saber utilizar os motores de pesquisa;
-Saber publicar e citar fontes digitais pesquisadas;
-Saber estruturar conhecimentos científicos de molde a adaptá-los às exigências das
plataformas de ensino online;
-Saber aplicar metodologias, métodos e procedimentos de investigação desde a formulação do problema à
redação do relatório final.

Caracterização geral

Código

723000057

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Churchill, D. (2017). Digital Resources for Learning. London: Springer;
Coutinho, Clara (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina;
Ceia, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Presença;
Churches, A. (2009). Blooms digital taxonomy. Acedido em 16 de Fevereiro de 2014, em
http://edorigami.wikispaces.com/Bloom%27s+Digital+Taxonomy;
Garrison, R.; AndersoN, T. (2003). eLearning in the 21st. Century. London: Routledge Falmer;

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Conteúdo

Metodologia: princípios e procedimentos das pesquisas digitais;
Metodologias de desenvolvimento de cursos e unidades curriculares em linha;
Práticas pedagógicas e didáticas em linha: conceitos e problemáticas;
Estruturação e redação de um trabalho de investigação;
Atividades e avaliação de competências.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: