Jogos digitais e sistemas de aprendizagem

Objetivos

-Identificar o que são jogos digitais aplicados à educação;
-Refletir sobre estratégias de aprendizagem;
-Saber analisar diferentes tipos de jogos digitais;
-Compreender a utilização dos jogos digitais no contexto educativo;
-Saber selecionar e analisar diferentes tipos de recursos digitai (a Un. Pedagógica tem complementaridade com
a UC: Desenho e arquitetura de ambientes digitais de aprendizagens).

Caracterização geral

Código

723000058

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

ABRAMOVICH, S., SCHUNN, C., HIGASHI R., (2013) Are badges useful in education?: it depends upon the type of badge and expertise of learner. Retrieved from http://www.lrdc.pitt.edu/schunn/research/papers/Abramovich-Schunn-Higashi.pdf;
BOYLE, E. A., HAINEY, T., CONNOLLY, T. M., GRAY, G., EARP, J., OTT, M., LIM, T., Ninaus;
RIBEIRO, C., and PEREIRA, J. (2016). An update to the systematic literature review of empirical evidence of the
impacts and outcomes of computer games and serious games. Computers and Education, 94, 178-192;
DABBAGH, N., BENSON, A., DENHAM, A., JOSEPH, R., ZGHEIB, G., AL-FREIH, M., FAKE, H., and GUO, Z. (2016).Learning technologies and globalization: Pedagogical frameworks and applications. SpringerBriefs in Educational Communications and Technology;
DUNCAN, I. M. M., FABOLA, A. E., and MILLER, A. H. D. (2016). Serious games in 2025: towards intelligent learning in Virtual Worlds. In Immersive Learning Research Network Conference, iLRN 2016. Santa Barbara, CA, USA: IOS Press;

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Conteúdo

Probabilidades combinatórias de funções dramáticas e dramatúrgicas aplicadas ao jogo;
Teorias aplicadas aos jogos;
Caracterização das tipologias de jogos;
Construção de storyboard para o jogo;
Apresentação e discussão de propostas de jogos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: