Gestão projetual das aprendizagens digitais

Objectivos

Identificar e compreender os conceitos básicos e a estrutura necessária para desenvolver projetos de aprendizagens digitais;
Aplicar técnicas e ferramentas relevantes para o desenvolvimento de um projeto de aprendizagens digitais, desde a
geração da ideia até à finalização;
Compreender as especificidades dos projetos no contexto do e-Learning e da aprendizagem digital;
Conhecer algumas técnicas de gestão de projetos e em particular da abordagem «design thinking» aplicada à
educação.

Caracterização geral

Código

723000059

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Mapping pedagogy and tools for effective learning design, G Conole, M Dyke, M Oliver, J Seale Computers and
Education, 2004;
Rethinking learning for a digital age: How learners are shaping their own experiences, R Sharpe, H Beetham, S De
Freitas – 2010;
Design Thinking for Educators, Riverdale and Ideo, https://designthinkingforeducators.com/about-toolkit/.

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Conteúdo

Introdução à Gestão de Projetos e ao gestor de projeto;
Os projetos educativos em ambientes digitais: introdução geral aos projetos educativos e às suas particularidades;
Por onde começar? Como criar um projeto a partir de uma ideia inicial;
Quem são os interessados? Caracterização dos stakeholders;
O que preciso de fazer e quando? Planeamento detalhado de um projeto, tarefas e calendarização;
Quem vai fazer o quê? A equipa do projeto e competências;
Quais são os tipos de recursos educativos num projeto para a promoção das aprendizagens digitais;
Como devo estruturar os conteúdos de forma a promover a aprendizagem digital?;
Quanto vai custar? Orçamentação de um projeto;
Que problemas posso esperar? Identificação e análise dos riscos e estratégias de mitigação;
Correu bem? Avaliação e os indicadores de um projeto e a sua relação com a aprendizagem;
O que posso melhorar no projeto para promover a aprendizagem?;
O que é o Design Thinking?.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: