Teorias das aprendizagens digitais

Objetivos

Compreender a importância das Teorias da Aprendizagem Digital na sua conexão com a comunicação digital
aplicadas ao ensino a distância;
Saber aplicar os conceitos relacionados com as teorias construtivistas a qualquer estrutura curricular em sistema
online;
Estudar as estratégias do processo ensino aprendizagem digital e desenvolver projetos curriculares segundo as
Teorias Construtivistas da Aprendizagem.

Caracterização geral

Código

723000060

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Conole, G. and Olivier, M. (2007). Contemporary perspectives in e-learning research. Themes, methods and impact on practice. NY, New York: Routledge;
Correia, C.; Tomé, I. (2007). O que é o eLearning. Lisboa: Plátano Editora
Kriewaldt, J. et al. (2018). Educating Future Teachers: Innovative Perspectives in Professional Experience. London: Springer;
Reali, A.; Mill, D.l (Org.) (2014). Educação a distância e tecnologias digitais: reflexões sobre sujeitos, saberes,
contextos e processos. São Carlos: EdUFSCAR;
Selwyn, N. (2013). Education in a digital world. London: Routledge;

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Conteúdo

Ensino-Aprendizagem: evolução, dimensão e teorias;
Paradigma Ensino-Aprendizagem: tradicional versus digital;
Teorias da Aprendizagem: contextualização, objetivos e evolução ao longo dos tempos;
Pilares da educação para o século XXI: Taxonomia de Bloom; metodologias ativas;
Apreciação pedagógica e didática das Teorias da Aprendizagem Digitais;
As teorias desenvolvimentistas e a sua relação com os sistemas interativos de comunicação;
Estruturação de e-conteúdos e as aplicações educativas multimédia: conceção da aplicação, desenvolvimento e
produção;
Análise de Estudos de Caso.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: