Criação e desenvolvimento de recursos digitais

Objetivos

Saber aplicar o conceito e estruturação de conteúdos a diferentes meios e linguagens;
Operacionalizar estratégias de desenho da navegação para a web e o mobile;
Aplicar princípios e diretivas aos cursos online.

Caracterização geral

Código

723000061

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Churchill, D. (2017). Digital Resources for Learning. London: Spinger;
Hockly, N (2013). Digital Literacies. NY, New York: Routledge;
Levy, J. (2015). UX Strategy: How to Devise Innovative Digital Products that People Want. California: O’Reilly
Media;
Meikle, G. (2016). Social media: communication, sharing and visibility. Routledge, Taylor and Francis Group;
Pam, B (2010). Choosing Web 2.0 Tools for Learning and Teaching in a Digital World. CA: Santa Barbara, ABC-
CLIO;

Método de ensino

A disciplina será lecionada em Unidades de Aprendizagem distribuídas ao longo do semestre.
Os recursos podem ser compostos por vídeos, textos do docente, documentos de outros
autores, apresentação de casos práticos. O diálogo pedagógico-didáctico entre professor,
alunos e saberes será implementado através de: presencial, forum, skype e mail. A par da
exposição teórica e da apresentação de casos práticos enunciados, terão, ainda lugar, outras
actividades, de forma a contemplar uma participação activa, colaborativa dos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação formativa e sumativa. São considerados vários momentos de avaliação de reflexão
ou de pesquisa ao longo do semestre e um outro momento de avaliação ocorrerá no final do
deste e tem a forma de uma prova presencial, com a duração de 2horas;
Os resultados das avaliações são expressos na escala numérica de 0 a 20 valores. São
considerados, na avaliação de conhecimentos, outros elementos tais como a participação e
colaboração de cada estudante, com os outros estudantes e com o professor, ao longo do
semestre.
Resultado final = 40%(Participação-Colaboração e outros trabalhos) + 60%(Avaliação final) / 2

Conteúdo

Comunicação e novos media;
Dimensões digitais da literacia;
Introdução ao áudio e vídeo digitais;
Projetos educativos: análise de cenários.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: