Neurociências da Linguagem (ICS-Católica) - 2. semestre

Objetivos

- Conhecer os vários tópicos que se reportam à linguagem numa perspetiva neurobiológica;
- Adquirir sentido crítico no que respeita os temas desenvolvidos;
- Conhecer de forma prática os métodos utilizados no estudo da linguagem no cérebro.

Caracterização geral

Código

2100243

Créditos

5

Professor responsável

Alexandre Castro Caldas (ICS-Católica), Ana Mineiro (ICS-Católica), Filipa Ribeiro (ICS-Católica), Sofia Lynce de Faria (ICS-Católica)

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

c) Bibliografia (máx. de 2000 caracteres) Benitez Burraco, A., Mineiro, A., & Castro Caldas, A. (2014). The emergence of modern communication in primates: a computational approach. In O. Pombo & N. Gonthier (Eds), The Evolution of Social Communication in Primates: a multidisciplinary approach, Series Interdisciplinary Evolution Research (pp. 289-312). New York: Springer. Corina, D. P., San Jose, L., Ackerman, D., Guillemin, A., & Braun, A. (2000). A comparison of neural systems underlying human action and American Sign Language processing. Journal of Cognitive Neuroscience, supplement, 414-447. Castro-Caldas A. (2016). What the illiterate brain tells the deaf brain, In M. Marschark & P. Spencer (Eds), The Oxford Handbook of Deaf Studies in Language: Research, Policy, and Practice (pp. 288-296). New York: Oxford University Press. Crinion, J., Turner, R., Grogan, A., Hanakawa, T., Noppeney, U., Devlin, J. T., Price, C. J. (2006). Language Control in the Bilingual Brain. Science, 312(5779), 1537-1540.

Método de ensino

A metodologia de ensino será expositiva e desdobrar-se-á em aulas teóricas e práticas, alternadamente. Caso necessário, os alunos poderão ter orientações tutoriais. O ensino será teórico-prático, sendo o módulo 3 elaborado através de seminários com especialistas na área.

Método de avaliação

A avaliação compreende a participação do aluno em sala de aula (30%) e um teste final sobre os conteúdos programáticos (70%). O teste será de escolha múltipla contendo 20 questões. Os alunos que reprovarem ou que pretenderem fazer avaliação para melhoria de nota irão realizar um teste de escolha múltipla contendo 40 perguntas, que valerá 100%.

Conteúdo

1.1. Evolução da linguagem na espécie humana 1.2. Linguagem e neurociências 1.3. Modalidades da linguagem humana 2.1. Aspetos fundamentais da neurobiologia da linguagem humana 2.2. Especialização hemisférica e processamento da linguagem 2.3. Interações entre linguagem e outras funções executivas 2.4. Linguagem e lesões 3.1. Métodos comportamentais para o estudo da linguagem 3.2. A importância da neuroimagem no estudo da linguagem