Plurilinguismo, Surdez e Língua Gestual (ICS-Católica) - 2. semestre

Objectivos

OBJETIVOS GERAIS: O objetivo geral desta UC é o de criar interesse para os vários aspetos que envolvem a surdez, a língua gestual e a comunidade surda em Portugal e no mundo. Iremos estudar os aspetos neurobiológicos do cérebro surdo, assim como os culturais e linguísticos. No que respeita à Língua Gestual Portuguesa será pedido que os alunos dominem o vocabulário básico da comunicação quotidiana. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dominar os aspetos específicos relacionados com as várias perspetivas da surdez; Conseguir manipular os conhecimentos práticos de forma a conseguir ter uma comunicação básica em LGP.

Caracterização geral

Código

2100257

Créditos

5

Professor responsável

Ana Mineiro (ICS-Católica), Filomena Capucho (ICS-Católica), Helena Carmo (ICS-Católica), Sofia Lynce de Faria (ICS-Católica)

Horas

Semanais - 1,5 letivas + 0,5 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Capucho, F. 2018. Plurilingual interactions – the role of interproduction strategies. In Marianne Hepp & Martina Nied Curcio (eds.), Educazione plurilingue: ricerca, didattica e politiche linguistiche. Roma: Istituto Italiano di Studi Germanici, 157-166. Christiansen, J. & Leigh, I. 2002. Cochlear Implants in Children: Ethics and Choices. Washington, D.C: Gallaudet University Press. Corina, D. P. et al. 1992. Dissociation between linguistic and nonlinguistic gestural systems: A case for compositionality. Brain and Language 43, 414-447. Corina, D. P. Et al. 1992. The linguistic basis of left hemisphere specialization. Science 255, 1258-60. Grommes, P. & Hu, A. 2014. Plurilingual Education: Policies – practices – language development. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.

Método de ensino

A metodologia de ensino será expositiva e desdobrar-se-á em aulas teóricas e práticas, alternadamente. Caso necessário, os alunos poderão ter orientações tutoriais.

Método de avaliação

A avaliação compreende a avaliação contínua na área da prática da língua e um teste final que contém a componente prática e a componente teórica expressa nos conteúdos programáticos. Essa avaliação contínua e o teste final totalizarão 100%, valendo cada uma das componentes 50% da nota final. O teste será de escolha múltipla contendo 20 questões. Os alunos que reprovarem ou que quiserem fazer avaliação para melhoria de nota poderão realizar um exame final, que inclui também uma componente prática.

Conteúdo

1. O Plurilinguismo, como fator de desenvolvimento humano e social 1.1. Multilinguismo vs. plurilinguismo 1.2. As relações língua/cultura 1.3. Plurilinguismo, desenvolvimento cognitivo e representações 1.4. Globalização, cidadania e plurilinguismo: mitos e realidades 2. Perspetiva várias sobre a surdez 2.1. Perspetiva médica 2.1.1. Como é que ouvimos? 2.1.2. Definição e classificação da surdez 2.1.3. Avaliação audiológica no adulto e na criança 2.1.4. Terapêutica da surdez 2.2. Perspetiva linguística e cultural da surdez 2.2.1. Congresso de Milão 2.2.2 Marcação da dicotomia cultural da surdez e educação de surdos 2.2.3. Mitos e verdades nas línguas gestuais 2.3. Bilinguismo e bimodalidade 2.3.1. Bilinguismo nos surdos 2.3.2. Bilinguismo nos ouvintes com a Língua Gestual 3. Aspetos específicos sobre o cérebro surdo 3.1. Neuroanatomia funcional da produção e compreensão da língua gestual 3.2. O papel do hemisfério direito em processos de linguagem e surdez 3.3. O papel das estruturas subcorticais na língua gestual 3.4. Efeitos de neuroplasticidade na surdez 4. Componentes linguísticas da língua gestual 4.1. Fonologia 4.2. Morfologia 4.3. Sintaxe 4.4. Semântica 5. Prática de língua e sensibilização à Língua Gestual Portuguesa.