Metodologias para o Estudo da Aquisição da Linguagem

Objetivos

a) Conhecer as vantagens e desvantagens de metodologias naturalistas e experimentais para o estudo da aquisição da linguagem e a sua adequação ao estudo da produção ou da compreensão da linguagem, ao fenómeno a investigar e a diferentes contextos de aquisição;
b) Desenvolver a capacidade de aplicar diferentes metodologias experimentais e naturalistas para o estudo da aquisição da linguagem;
c) Saber relacionar hipóteses de investigação com a metodologia a aplicar;
d) Dominar fundamentos básicos para a análise quantitativa e qualitativa de dados de aquisição;
e) Conhecer os princípios éticos a seguir na recolha de dados;
f) Desenvolver a capacidade de preparar um projeto de investigação na área da aquisição da linguagem, considerando hipóteses de investigação, seleção de amostra, identificação de variáveis e procedimentos metodológicos.

Caracterização geral

Código

722131106

Créditos

10

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bibliografia

Armon-Lotem, S., J. de Jong & N. Meir, eds. 2015. Assessing Multilingual Children. Disentangling Bilingualism from Language Impairment. Bristol: Multilingual Matters.
Blom, E. & S. Unsworth. 2010. Experimental Methods in Language Acquisition Research. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins.
Crain, S. & R. Thornton. 2000. Investigations in Universal Grammar. A Guide to Experiments on the Acquisition of Syntax and Semantics. MIT Press.
Field, A. & G. Hole. 2003. How to design and report experiments. London: SAGE Publications.
Mackey, A. & S. M. Gass. 2005. Second Language Research. Methodology and design. Routledge.
Mackey, A. & S. M. Gass. 2011. Research Methods in Second Language Acquisition. A Practical Guide. Wiley-Blackwell.
McDaniel, D., C. McKee & H. S. Cairns, eds. 1996. Methods for Assessing Children’s Syntax. Cambridge, Mass. / London: The MIT Press.
Wey, L. & M. G Moyer , eds. 2008. Blackwell Guide to Research Methods in Bilingualism and Multilingualism. Wiley-Blackwell.

Método de ensino

A unidade curricular inclui aulas expositivas e exercícios práticos que permitirão ao aluno desenvolver a capacidade de aplicar diferentes metodologias para o estudo da aquisição da linguagem e refletir sobre a adequação de diferentes metodologias a diferentes questões de investigação.

Método de avaliação

A avaliação consistirá em:
a) Exercícios práticos de recolha e análise de dados (20%);
b) Avaliação crítica de componente metodológica de um estudo (20%);
c) Apresentação oral e escrita de um projeto de investigação em aquisição (60%).

Conteúdo

1. Metodologias para o estudo da aquisição
1.1. Métodos naturalistas – constituição de corpora; a base de dados CHILDES e o programa PHON
1.2. Métodos experimentais – produção, perceção, compreensão, consciência linguística, processamento
2. Análise de dados de aquisição
2.1. Medidas de desenvolvimento linguístico
2.2. Transcrição e codificação de dados
2.3. Instrumentos de análise qualitativa
2.4. Instrumentos de análise quantitativa
2.5. Fundamentos de análise estatística – estatística descritiva e inferencial
3. Conceber um projeto de investigação em aquisição
3.1. Identificar questões relevantes e formular hipóteses
3.2. Construção de desenho experimental
3.3. Definir amostra e variáveis a considerar – questões éticas; questionários sociolinguísticos; medidas de proficiência
3.4. Recolher dados: selecionar metodologia adequada