Construção de Projeto em Antropologia - 1. semestre
Objetivos
Ajudar os alunos na construção de uma primeira versão do projeto de doutoramento, a ser desenvolvida no segundo semestre e avaliada no final do ano letivo
Caracterização geral
Código
73200118
Créditos
12
Professor responsável
Maria Cardeira Silva, Miguel Vale de Almeida (ISCTE-IUL)
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Estudantes admitidos ao doutoramento com apresentação de pré-projeto
Bibliografia
Crane, Julia G., & Michael V. Angrosino. 1992. Field Projects in Anthropology: A Student Handbook. Prospect Heights, IL: Waveland Press.
Pzreworski, Adam & Frank Salomon. 1995. On the Art of Writing Proposals (Social Science Research Council (disponível online)
Silverman, Sydel. s.d. ?Writing Grant Proposals for Anthropological Research? for Wenner-Gren (disponível online)
Watts, Michael. s.d. \"The Holy Grail: In Pursuit of the Dissertation Proposal\" at UC Berkeley (disponível online)
Método de ensino
M1 - A UC funciona como um workshop contínuo
M2 - Os estudantes escrevem e apresentam várias versões do projeto consoante o avanço na discussão
M3 - A discussão é coletiva e envolve também alunos do 2º ano
M4 - O progresso ao longo do semestre contribui para a avaliação
M5 - A apresentação final do estado do projeto contribui para a avaliação
Método de avaliação
- Progresso ao longo do semestre contribui para 50% da avaliação
- Apresentação final do estado do projeto contribui para 50% da avaliação
Conteúdo
CP1 - Discussão dos projetos apresentados na candidatura ao programa de doutoramento
CP2 - Formulação de nova versão dos projetos após críticas do docente
CP3 - Exercícios de desconstrução, contrafactualidade e hipóteses alternativas
CP4 - Elaboração de nova versão dos projetos após os exercícios
CP5 - Exposição a doutorandos do 2º ano partilhando experiência entre projeto e prossecuçãoo da pesquisa
CP6 - Apresentações individuais do estado dos projetos e seu debate em coletivo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: