Debates em Antropologia - 1. semestre
Objetivos
No seu conjunto, a UC tem como objectivo elucidar os principais debates integrados pela Antropologia nos últimos anos e expandir o respectivo escopo para questões mais vastas, relativas ao posicionamento do antropólogo no interior da disciplina, sobretudo com base na recusa da supremacia ideológica e intelectual europeia.
Caracterização geral
Código
73200119
Créditos
6
Professor responsável
Margarida Fernandes, Rosa Maria Perez (ISCTE-IUL)
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimento do inglês falado e escrito
Bibliografia
- Castro, L. e Miguel A. Toro, 2004, The evolution of culture: From primate social learning to human culture, Proceedings of the National Academy of Sciences, July, 101(27), 10235-10240;
- Cornwall, Andrea, 2010, Deconstructing Development Discourse: Buzzwords and Fuzzwords. Practical Action, Oxfam, pp. 1-18;
- Larsen, Peter Billie, 2017, ?The Good, the Ugly and the ?Dirty Harry?s of Conservation: Rethinking the Anthropology of Conservation NGOs?, in Peter Billie Larsen, & Dan Brockington, The Anthropology of Conservation NGOs: Rethinking the Boundaries, Springer International Publishing, pp. 17-46.
- Trouillot, Michel-Rolph, 2003, Global Transformations: Anthropology and the Modern World, Nova Iorque, Palgrave;
- Schiller, N. Çaglar, A. (2015), Displacement, emplacement and migrant newcomers: rethinking urban sociabilities within a multiscalar power? identities: Global Studies in Culture and Power23(1), pp. 17-34;
Método de ensino
M1 - A UC está dividida em 4 módulos de 3 sessões.
M2 - Cada módulo é lecionado por um docente/investigador diferente; o conjunto de docentes é decidido anualmente.
M3 - Cada docente fornece 1 texto fundamental que será discutido em Seminário.
M4 - Cada docente faz uma análise crítica conclusiva das discussões nas 3 sessões do módulo.
M5 - O estudante escolhe um dos módulos e submete ensaio sobre o tema.
A assiduidade às aulas é muito importante para os estudantes acompanharem a evolução da UC e adquirirem uma perspectiva de conjunto analítica e crítica.
Método de avaliação
Cada docente fornecerá um texto fundamental para cada módulo, que será discutido em Seminário e sobre o qual deverá ser enviado por email ao docente um relatório crítico com o máximo de 200 palavras - 10% da avaliação x 4 módulos = 40%.
O estudante escolherá um dos módulos e submeterá um ensaio escrito sobre o tema - 60% da avaliação.
Conteúdo
CP1 - O primeiro módulo, com 3 sessões, DESAFIOS e CONTRADIÇÕES, introduzirá o debate a Organizações, Modernização e Desenvolvimento e Entre o ?real? e Antropologia do/no ciberespaço. Professora Margarida Fernandes
CP2 - O segundo módulo, com 3 sessões, centrar-se-á na CONSTRUÇÃO e DEFINIÇÃO do PENSAMENTO SUBALTERNO. Serão elucidados debates formulados na articulação entre antropologias regionais e nacionais, libertas de um contestado - discurso eurocêntrico. Professora Rosa Maria Perez
CP3 - O terceiro módulo, com 3 sessões, PARA uma ANTROPOLOGIA TRANSNACIONAL, versará os temas de Transnacionalismo e a cidade multiescalar e Múltiplas diásporas e os seus discursos. Professor José Mapril
CP4 - O quarto módulo, com 3 sessões, INTERFACE PRIMATAS HUMANOS e NÃO-HUMANOS: DINÂMICAS PASSADAS, PRESENTES e FUTURAS, analisará a Importância da Primatologia para a compreensão da evolução e adaptação humana, Anthropoceno e Desafios à conservação de primatas. Professora Tânia Minhós.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: