Temas em Antropologia - 2. semestre

Objectivos

Nesta UC irão ser abordados dois grandes blocos temáticos: ?Formas de diferenciação social? e ?Cidades e cultura?. Numa abordagem inicial serão apresentadas as grandes linhas teóricas seguindo-se apresentações de estudos de caso. Os temas abordados pretendem cruzar-se com os objectos mencionados nos projectos dos estudantes do Doutoramento.

Caracterização geral

Código

73200122

Créditos

6

Professor responsável

Antónia Pedroso de Lima (ISCTE-IUL), Maria Filomena Silvano

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há

Bibliografia

Appadurai, Arjun. 2013. The Future as Cultural Fact. London: Verso
Eriksen, Thomas H. 2015. Small Places, Large Issues. London:Pluto Press
Hannerz, Ulf. 2016. Writing Future Worlds: An Anthropologist Explores Global Scenarios. London: Palgrave
Ingold, Tim. 2011. Being Alive, Essays on Movement, Knowledge and Description. London: Routledge.
Crenshaw, Kimberle (1991) Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence against Women of Color. Stanford Law Review Vol. 43 (6): 1241-1299

Método de ensino

M1 - A UC está dividida em 2 módulos de 3 sessões cada
M2 - Cada módulo é lecionado por uma das docentes coordenadoras que convidarão especialistas nas áreas temáticas /investigador diferente; o conjunto de docentes é decidido anualmente
M3 - Cada docente fornece 1 texto fundamental para ser lido e discutido nas aulas
M4 - Os estudantes devem ler os textos e participar activamente nos debates organizados nas aulas

Método de avaliação

- Para cada aula haverá 1 texto de leitura obrigatória
- Participação nos debates nas aulas - 20% x 2 módulos = 40%.
- Ensaio elaborado sobre um dos módulos temáticos, de preferência o que mais estiver relacionado com o tema de tese do estudante - 60%.

Conteúdo

CP1 - Primeiro módulo: Formas de diferenciação social
- Género como categoria de diferenciação social
- Classe como categoria de diferenciação social
- Interseccionalidades
- identidade e etnicidade: Transnacionalismo e diáspora
- (in)segurança
- Antropologia na educação

CP2 - Segundo móduo: Cidades e cultura
- Habitar, visitar, ser excluído: cidades e dinâmicas identitárias
- Cidades e mobilidades
- Cidades e práticas artísticas
- Cidades e natureza

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: