Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas

Objetivos educativos

-contextualizar criticamente os atuais desafios e as tendências da cultura e da criatividade face à inovação, à tecnologia, à interculturalidade e aos enquadramentos políticos, sociais e económicos das indústrias culturais e criativas;
-criar a consciência da importância desta área para a educação e qualidade de vida dos públicos, o futuro das cidades e a riqueza dos países;
-promover o desenvolvimento de competências específicas nas áreas relacionadas com a comunicação de cultura: criação de conteúdos editoriais e estratégicos; análise de transformações e tendências das indústrias criativas; identificação de oportunidades de financiamento em programas públicos e/ou privados nacionais e internacionais; criação e programação de projetos, produtos, negócios, serviços e políticas dos setores;
aplicar as competências adquiridas no ensino, na investigação e na sociedade;
-dotar as instituições portuguesas de profissionais especializados nestas áreas, numa altura em que as indústrias culturais e criativas ultrapassam, em Portugal, os 5 milhões de euros e os 400 milhões de euros em exportações.

Caracterização geral

Código

4376

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Acesso a outros cursos

Coordenador

Dora Santos Silva

Data de abertura

Setembro de 2019

Número de vagas

25

Propinas

Consultar o edital de candidatura disponível em www.fcsh.unl.pt

Horários

(a disponibilizar em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/estudos-pos-graduados)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O curso tem a duração de dois semestres. O estudante deve completar 60 créditos para obter o diploma de Pós-graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas. O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação.

Condições de acesso

Disponíveis em http://fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/estudos-pos-graduados/editais-de-candidatura/1a-fase/comunicacao-de-cultura-e-industrias-criativas

Regras de avaliação

Estrutura

Obrigatória
Código Nome ECTS
722091167 Questões Contemporâneas da Cultura e das Indústrias Criativas - 1. semestre 10
Opção Condicionada 1
Código Nome ECTS
Opções
722051416 A cidade e as Artes/Cities and Arts - 2. semestre 10
722011142 Ciência e Sociedade - 2. semestre 10
722091170 Comunicação Estratégica Aplicada à Cultura - 2. semestre 10
722091169 Gestão e Programação de Projetos Culturais e Criativos - 1. semestre 10
722091171 Inovação e Estratégia nas Indústrias Criativas - 1. semestre 10
722091168 Jornalismo Cultural - 2. semestre 10
O estudante deve realizar 50 ECTS, a escolher entre as unidades curriculares disponíveis neste conjunto.