Questões Contemporâneas da Cultura e das Indústrias Criativas - 1. semestre
Objetivos
Reconhecer a cultura como instrumento fundamental para a riqueza de uma cidade, a sustentabilidade da qualidade de vida dos cidadãos e o progresso económico e social; Compreender as várias facetas da cultura e das indústrias criativas, num contexto de inovação, digitalização, diversificação e diferenciação, e o impacto que este novo paradigma tem na sociedade; Conhecer os circuitos de produção, distribuição e difusão dos conteúdos culturais; Conhecer os principais desafios da cultura e das indústrias criativas, desde a criação ao modelo de negócio.
Caracterização geral
Código
2100088
Créditos
10
Professor responsável
Dora Santos Silva
Horas
Semanais - 3 letivas + 1 tutorial
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Pré-requisitos
Bibliografia
Jones, C. et al. (eds.) (2015) The Oxford Handbook of Creative Industries. Oxford: Oxford Press;
Hesmondhalgh, D. (2007). The Cultural Industries. London: Sage;
Micko, B. & Doyle, J. (eds.) (2017) Culture, Innovation and the Economy. London: Routledge;
Santos Silva, D. (2016). Cultural Journalism in a Digital Environment: New Models, Practices and Possibilities.
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UT Austin | Portugal CoLab);
Unesco (2015). Cultural Times. The First Global Map of Cultural and Creative Industries. Unesco.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
O novo paradigma cultural: a definição contemporânea da cultura, no contexto do novo ecossistema digital e
económico;
- Modelos de indústrias culturais e criativas. Especificidades dos seus setores: das artes performativas ao
património cultural;
- Comunidades, classes, clusters e cidades criativas. Estudos de caso;
- Inovação na cultura e nas indústrias criativas: empreendedores criativos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: