Jornalismo Cultural - 2. semestre

Objetivos

O jornalismo cultural aplica-se a um campo muito extenso e heterogéneo, devido, primordialmente, à dificuldade em definir a palavra «cultura». A sua caracterização não é, hoje, dissociável do contexto das indústrias culturais e indústrias criativas, bem como das novas tecnologias, que exigem uma redefinição e ampliação do jornalismo cultural e novas competências aos jornalistas. O objetivo deste seminário é dotar os alunos de conhecimentos, técnicas e recursos específicos do jornalismo cultural que lhes permitam criar peças jornalísticas para diversas plataformas, inovadoras na estrutura e originais nos temas.

Caracterização geral

Código

2100099

Créditos

10

Professor responsável

Dora Santos Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Pré-requisitos

Bibliografia

Santos Silva, D. (2016). Cultural Journalism in a Digital Environment: New Models, Practices and Possibilities. PhD Thesis, UT Austin Portugal | Colab;
McLeese, Don (2010). The New York Times Reader: Arts e Culture. CQ Press;
Santos Silva, D. (2014). A nova dimensão performativa do jornalismo cultural: contributos do roteiro e da review.
In Cultura na Primeira Página. O lugar da cultura no jornalismo contemporâneo. (pp. 39–51). Lisboa: Mariposa
Azual;
O ́Leary, Amy (2014) How the work of journalism has expanded. Retrieved from
https://href.li/?http://www.slideshare.net/amyoleary1;
Fürsich, E. (2012). Lifestyle Journalism As Popular Journalism. Journalism Practice, 6(1), 12–25.
doi:10.1080/17512786.2011.622894.

Método de ensino

Método de avaliação

Conteúdo

Enquadramento: definições e evolução do conceito de jornalismo cultural;
- O que se espera de um jornalista cultural? Competências e rotinas;
- Novas abordagens editoriais e formatos inovadores do jornalismo cultural em ambiente digital;
- Especificidades das subáreas do jornalismo cultural;
- Técnicas e práticas na cobertura da atualidade cultural, follow-ups e features.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: