História dos Museus e da Museologia - 1. semestre

Objectivos

a) Conhecer os marcos fundamentais da história dos museus;
b) Conhecer e reflectir sobre a multiplicidade do campo museológico e aspectos essenciais da sua complexidade;
c) Exercitar a análise crítica de espaços expositivos.

Caracterização geral

Código

722051312

Créditos

10

Professor responsável

Alexandra Curvelo

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

AMBROSE, T.; PAINE, C., Museum Basics (3 ed.). London: Routledge, 2012
BENNETT, Tonny, The Birth of the Museum. London: Routledge, 1995
BRIGOLA, João Carlos Pires, Colecções, Gabinetes e Museus em Portugal no século XVIII. Lisboa: FCG/FCT, 2003
CLAIR, Jean, Malaise dans les musées. Paris: Flammarion, 2007
HOOPER-GREENHILL, Eilean, Museums and the Shaping of Knowledge. London and New York: Routledge, 1992
MAIRESSE, François, Nouvelles Tendances de la Muséologie. Paris: La Document, 2016
PEARCE, Susan (ed.), Interpreting objects and collections. London: Routledge, 1994
MACDONALD, Sharon (ed.), A Companion to Museum Studies. Blackwell Publishing, 2006.
HOHENSTEIN, Jill; MOUSSOURI, Theano, Museum Learning. Theory and Research as Tools for Enhancing Practice. London; New York: Routledge, 2018
SILVA, Raquel H. da, “Os museus: Histórias e prospectiva”, Século XX. Panorama da cultura portuguesa. Porto: Edições Afrontamento/Fundação de Serralves, 2002, 3º vol., pp. 65-108

Método de ensino

Exposição teórica com o apoio de imagens, complementada pela discussão de textos.

Método de avaliação

A avaliação consiste na participação nas aulas através da leitura e discussão dos textos propostos na 1ª aula e disponíveis na plataforma Moodle (40%) e de um trabalho individual (escrito e oral) sobre um dos temas abordados no Programa e previamente discutido com a docente (60%). Todos os elementos de avaliação são obrigatórios. Os trabalhos que forem entregues fora do prazo estipulado pelo docente serão penalizados e poderão ser recusados.

Conteúdo

Os conteúdos desta UC estruturam-se em seis linhas fundamentais de análise e debate, visando fornecer bases sólidas aos alunos para o conhecimento crítico das realidades e problemáticas dos museus ao longo da sua história e os desafios que se colocam no presente:
1. Introdução geral ao conceito de Museu segundo o ICOM (2007) e a Lei-quadro dos Museus portugueses (2004);
2. A origem do Museu;
3. Os Museus e o Coleccionismo na época moderna;
4. Os Museus no século XIX (contexto europeu e extra-europeu);
5. Os Museus em Portugal do século XVIII ao século XX;
6. Debates contemporâneos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: