Coleções e Museus de Arte em Portugal - 2. semestre

Objectivos

Aprofundar conhecimentos sobre o tema do coleccionismo na diversidade dos seus enfoques; conhecer grandes colecções e coleccionadores em Portugal, articulando-as com a história dos museus de arte em Portugal, com a produção artística e a história da arte.
Desenvolver o sentido crítico, as capacidades de análise e reflexão sobre a história das colecções e museus de arte em Portugal. Gerar opinião própria e exprimi-la sobre casos concretos e as suas implicações. Adoptar os recursos da interdisciplinaridade entre história da arte e museologia.
Eleger um tema de estudo, de acordo com os interesses próprios ou as sugestões do professor, e concretizá-lo com metodologias rigorosas de trabalho académico.

Caracterização geral

Código

722051320

Créditos

10

Professor responsável

Raquel Henriques da Silva

Horas

Semanais - 3 letivas + 1 tutorial

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

BAIÃO, Joana - «Museus de museus», uma reflexão. Proposta para uma definição. Dissertação de Mestrado em Museologia apresentada à FCSH-UNL, 2009 (policopiado)
DUARTE, Adelaide - Da colecção ao museu. O coleccionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, na segunda metade do século XX. Contributos para a história da museologia. Tese de Doutoramento em História, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2012 (policopiada).
FERREIRA, Maria Emília - Lisboa em Festa: A Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização. Tese de doutoramento em História da Arte especialidade História da Arte Contemporânea apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2011. (policopiada).
LAPA, Sofia - Para que (nos) serve o museu? A génese do Museu Calouste Gulbenkian. Dissertação de Mestrado em Museologia e Património apresentada à FCSH-.
OLIVEIRA, Leonor de – Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves. Os antecedentes, 1974-1989. Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da Moeda e Instituto de História da Arte, 2013.
XAVIER, Hugo – Galeria de Pintura no Real Paço da Ajuda. Lisboa, Imprensa Nacional- Casa da Moeda e Instituto de História da Arte, 2013.

Método de ensino

Aulas teóricas e sessões teórico-práticas com debates sobre temas e autores. Serão convidados intervenientes e especialistas sobre determinados tópicos. Propõe-se igualmente a realização de visitas de estudo a museus e centros de arte.

Método de avaliação

Na avaliação de conhecimentos serão considerados relatórios/projectos finais, com apresentação escrita e/ou oral, e avaliação qualitativa de participação nas aulas.

Conteúdo

Os conteúdos desta UC de opção não são constantes. Anualmente, a Professora elegerá os seus temas e subtemas, de acordo com as investigações em curso na Linha de Investigação «Estudos de Museus» do Instituto de História da Arte, quer no âmbito de projectos de doutoramento e pós-doc, quer de Projectos de investigação, quer de Colóquios e conferências em preparação, quer, finalmente, das solicitações da actividade museológica nacional e internacional.