Ciências dos Alimentos

Objetivos educativos

O programa Doutoral em Ciências dos Alimentos é um programa em associação entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e a Universidade de Évora. Enquadra-se na relevância crescente do sector alimentar, associada aos desafios das alterações climáticas, às perspetivas futuras de necessidades alimentares globais sustentáveis bem como às condicionantes ambientais. Impõe assim desenvolver conhecimento e criar competências que permitam aos profissionais antecipar desafios globais no sector alimentar a montante e a jusante (do produtor ao consumidor) e melhorar o desempenho e competitividade dos seus produtos através de processos inovadores, inteligentes e promotores de um desenvolvimento sustentável.

Os objetivos de aprendizagem enformam-se no paradigma de Bolonha, enquadram-se na Lei de Bases do Sistema Educativo e atendem especificamente ao Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Doutor por ambas as IES envolvidas, NOVA e UE. Em síntese:

a) O desenvolvimento de um pensamento crítico e uma formação avançada de modo a adquirirem um nível elevado de competências em Ciências dos Alimentos, que lhes permita entrecruzar criticamente conceitos entre disciplinas;

b) A aquisição de conhecimentos avançados em Química, Bioquímica, Matemática, Ciências Agrárias, Ciências dos Alimentos, bem como em tecnologias associadas, e o desenvolvimento de temas de investigação no âmbito das instituições participantes.

c) Em virtude da relevância crescente do setor alimentar, associada aos desafios das alterações climáticas, às perspetivas futuras de necessidades alimentares globais sustentáveis bem como às condicionantes ambientais, pretende-se o desenvolvimento de conhecimento e criar competências que permitam aos profissionais antecipar desafios globais no sector alimentar a montante e a jusante e melhorar o desempenho e competitividade dos seus produtos através de processos inovadores, inteligentes e promotores de um desenvolvimento sustentável.

Caracterização geral

Código

1010

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

A disponibilizar brevemente

Coordenador

Marco Diogo Richter Gomes da Silva

Data de abertura

Setembro

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

Diurno

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 anos

Créditos totais: 240 ECTS

Áreas científicas obrigatórias

Especialidade em Química dos Alimentos

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Química Q 216 -
Engenharia Agroalimentar EA 6 -
Matemática M 6 -
Química ou Engenharia Agroalimentar Q / EA

-

6
Outras O - 6
TOTAL 228 12


Especialidade em Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Química Q 6 -
Engenharia Agroalimentar EA 216 -
Matemática M 6 -
Química ou Engenharia Agroalimentar Q / EA

-

6
Outras O - 6
TOTAL 228 12

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente