Probabilidades e Estatística C

Objetivos

O objectivo principal da disciplina é a transmissão de conceitos básicos de Probabilidades e Estatística, necessários a um aprofundamento posterior do conhecimento nesta área. Pretende-se que os alunos adquiram competências que permitam entender e analisar estas e outras técnicas estatísticas necessárias à sua actividade profissional, nomeadamente, a utilização dos métodos estatísticos de recolha, análise e interpretação de dados.

Numa primeira fase do tratamento estatístico, pretende-se que os alunos consigam formalizar correctamente problemas que envolvam o resultado de experiências aleatórias, utilizando para isso o conhecimento adquirido com a teoria das probabilidades.

Numa segunda fase, introduz-se um conjunto de técnicas estatísticas que permitem o estudo de parâmetros numa população (Inferência Estatística). Entre estas técnicas, destacam-se os Intervalos de Confiança e Testes de Hipóteses, bem como a Regressão Linear, que constitui um primeiro exemplo de modelação do real através da Estatística.

Caracterização geral

Código

10410

Créditos

6.0

Professor responsável

Gracinda Rita Diogo Guerreiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 52

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Guimarães, R. C. e Cabral, J. S. (2000) Estatística, 2ª edição. Verlag Dashöfer Portugal.

Paulino e Branco (2005) Exercícios de Probabilidade e Estatística. Escolar Editora.

Pestana e Velosa (2006) Introdução à Probabilidade e à Estatística. Fundação Calouste Gulbenkian.

Montgomery, D. C. e Runger, G. C. (2002) Applied Statistics and Probability for Engineers, John Wiley and Sons.

Ross, Sheldon (1987) Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists. Wiley.

Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A. e Pimenta, C., (2002) Introdução à Estatística, McGraw-Hill.

Mood, A. M., Graybill e Boes (1974) Introduction to the Theory of Statistics., McGraw-Hill.
Rohatgi (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.

Rohatgi (1976) An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics. Wiley.

Tiago de Oliveira (1990) Probabilidades e Estatística.: Conceitos, Métodos e Aplicações., vol. I, II. McGraw-Hill.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas participadas, com exposição oral da matéria e resolução de problemas.

Método de avaliação

Regras de Avaliação


Nota de Frequência

Em todas as aulas teórico-práticas serão assinaladas as presenças dos alunos.

Será atribuída a nota de Suficiente aos alunos que assistam a 2/3 das aulas teórico-práticas lecionadas. Estão dispensados da presença nas aulas práticas os alunos que, no ano letivo anterior, tenham obtido classificação de Suficiente na Frequência bem como os alunos cujos estatutos lhes confira automaticamente a Frequência (de acordo com a legislação em vigor).

A situação relativa à frequência do ano anterior estará disponível para consulta no CLIP em Documentação de Apoio/Outros.


Justificações de faltas

Os alunos que queiram justificar as suas faltas, deverão entregar o respetivo comprovativo de justificação no prazo de 5 dias úteis, a contar da data em que ocorreram essas mesmas faltas. Só serão admitidas automaticamente, justificações por motivo de doença. Outras justificações serão apreciadas pelos professores e, consequentemente, deferidas ou não.

 

Caso os alunos não compareçam consecutivamente às três primeiras aulas teórico-práticas, serão automaticamente retirados do respetivo turno.

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

A avaliação contínua será feita por três testes.

Os testes realizar-se-ão fora do período de aulas e terão uma duração de 1h para os 1º e 3º testes, e de 2h para o 2º teste.

 O aluno obtém aprovação na disciplina se a média ponderada dos três testes for superior ou igual a 9.5 valores.  Caso um aluno não compareça a um dos testes, esse teste será classificado com nota 0.

Nota final= 0.35 T1 + 0.35 T2 + 0.30 T3

O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a 18.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 18 valores.


AVALIAÇÃO DA ÉPOCA DE RECURSO

A avaliação da época de recurso é efetuada por Exame, sendo válida tanto para melhoria de nota como para aprovação à UC.

O exame é classificado numa escala de 0 a 20 valores. O aluno obtém aprovação à disciplina se obtiver classificação superior ou igual a 9.5 valores.

O aluno que obtiver uma nota final superior ou igual a  18.5 deverá realizar uma prova oral de defesa de nota (em data a acordar). Se o aluno não comparecer à prova oral a nota final será de 18 valores.

 

MELHORIA DE NOTA

Os alunos que pretenderem realizar o exame de recurso, com vista à melhoria de nota, devem, antecipadamente, requerer essa melhoria junto dos serviços académicos.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Os alunos devem  confirmar se o e-mail registado no CLIP está correto e devem ser consultados regularmente pois serão o meio de comunicação entre os docentes e os alunos. 

Para realização de provas de avaliação, o aluno deverá trazer um caderno de exame, máquina de calcular e identificação.

As inscrições para cada teste ou exame deverão ser feitas dentro do prazo assinalado no CLIP.

Conteúdo

1. Teoria das probabilidades.

2.  Variáveis aleatórias discretas e absolutamente contínuas.

3. Vectores aleatórios.

4.  Algumas distribuições importantes.

5. Teorema Limite Central.

6. Estimação pontual.

7. Estimação por intervalo de confiança.

8. Testes de hipóteses.

9. Regressão linear simples.