Obras Geotécnicas
Objetivos
O aluno deve ficar apto a:
1. identificar o tipo mais adequado de ensaios a incluir num programa de prospecção, tendo em conta o tipo de obra em causa;
2. identificar os valores mais adequados para os principais parâmetros geotécnicos de solos (resistência e deformabilidade), a partir de análise integrada de resultados de ensaios de campo e de laboratório;
3. caracterizar e classificar os maciços rochosos;
4. verificar a segurança aos Estados Limites Últimos e de Serviço de fundações profundas, estruturas de suporte (identificando os impulsos sísmicos segundo o Eurocódigo 8) e taludes (recorrendo neste caso a programas de cálculo automático para análises em equilíbrio limite);
5. identificar os aspectos geotécnicos mais relevantes da construção de túneis, barragens e de soluções de melhoramento e reforço de terrenos;
6. identificar as principais grandezas a observar no âmbito da instrumentação de obras geotécnicas, e os tipos de equipamentos mais comuns disponíveis para a sua medição.
Caracterização geral
Código
2784
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Manuel da Costa Guerra, Pedro Fernando e Mota Guedes de Melo
Horas
Semanais - 7
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
O aluno deve ter conhecimentos de geologia de engenharia, de mecânica dos solos e da análise de segurança de acordo com o Eurocódigo 7.
Bibliografia
Principal
A disponibilizar ao longo do semestre.
Secundária
Rock mass classification, Hoek, E., 2007, in Practical Rock Engineering, Chap.3, 40-59 (http://www.rocscience.com/)
Ingeníeria geologica, 2002, Vallejo, L.I.G., Prentice Hall, Madrid (Biblioteca geral)
Geotechnical Engineering Handbook, 2002, Smoltczyk, U. (Ed.), Volume 1: Fundamentals, Ernst & Sohn, Berlin (Biblioteca geral)
Schnaid, F. (2009) - In Situ Testing in Geotechnics: the main tests. Taylor & Francis.
Tomlinson, M. J. (1995) – Foundation Design and Construction. Longman Scientific & Technical.
Woodward, J. (2004) - An Introduction to Geotechnical Processes. Spon Press.
Método de ensino
Aulas teóricas para apresentação e explicação da matéria do programa. Aulas práticas e de laboratório para aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas teóricas.
Método de avaliação
A classificação final, NF, é dada por:
NF=0.15*NTR+0.85*NTP
sendo NTR a nota da componente de Avaliação de Projecto, constituída por dois trabalhos desenvolvidos no semestre (0.15*NTR=0.05*NTR1+0.10*NTR2) e NTP a nota da componente de Avaliação Teórico-Prática (nas Épocas de exame NTP é a nota do exame; na Avaliação Contínua 0.85*NTP=0.40*NT1+0.45*NT2, sendo NT1 e NT2 as notas dos dois testes a realizar durante o semestre), ambos classificados de 0-20 val. Para aprovação NTP deverá ser no mínimo 9 val. em 20 val. e NF >= 9.5 val.
Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.
Conteúdo
1. Programas de prospecção. Ensaios de campo e de laboratório..
2. Caracterização geotécnica. Definição dos valores dos parâmetros de cálculo a partir da análise integrada dos resultados de ensaios de campo e de laboratório.
3. Caracterização de maciços rochosos.
4. Verificação da segurança aos Estados Limites Últimos e de Serviço de fundações profundas, estruturas de suporte (incluindo o cálculo de impulsos de terra sísmicos) e de taludes (recorrendo a programas de cálculo automático por equilíbrio limite).
5. Aspectos geotécnicos relevantes da construção de túneis, barragens de aterro e soluções de melhoria e reforço de terrenos.
6. Monitorização do comportamento de obras geotécnicas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: