Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica

Objetivos educativos

A cerâmica e o vidro fazem parte de um grupo diversificado de materiais partilham vários matérias primas, a similaridade de alguns processos e propriedades dos produtos finais, bem como outras de carácter projectual e de atitudes. Essa afinidade e o prazer de trabalhar em territórios comuns levaram à fundação da VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes (www.vicarte.org), e à investigação transdisciplinar aplicada à Cerâmica e ao Vidro, à exploração das intersecções entre a Arte a Ciência e à promoção e partilha de conhecimentos e metodologias entre os dois campos.

O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica (MACVC) agora resulta de uma evolução do anterior Mestrado em Arte e Ciência do Vidro (MACV).

O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica cria, um programa de paridade inovadora e a possibilidade de efectiva transdisciplinaridade entre os campos relacionados com a arte e a ciência. Com este curso pretende-se introduzir o vidro e a cerâmica como materiais a explorar para utilização em arte. Na profundidade desse tratamento paralelo e cruzado, na sua reflexão e prática, criam-se as condições para o surgimento de novos resultados. Espera-se que percorrendo este caminho, os alunos explorem as referidas relações no âmbito da sinalização autoral, melhorem as capacidades críticas e beneficiem do treino e agilização das capacidades de comunicação e divulgação de resultados como parte integrante dos projectos trabalhados.

O programa será um desafio, será único e inovador. Serão dadas condições para estimular e alimentar as necessidades dos estudantes que alcançaram uma competência, dedicação e entusiasmo no desenvolvimento do seu trabalho do mais elevado nível.

 

Caracterização geral

Código

1018

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

Márcia Gomes Vilarigues

Data de abertura

Outubro

Número de vagas

15

Propinas

1063,47 Euros/ano ou 7000,00 Euros/ano (para estudantes estrangeiros).

O pagamento pode ser feito em 3 prestações.

Horários

Diurno

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS

Áreas científicas obrigatórias

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica  ACVC 54 -

Ciências Sociais e Humanas

CSH 6 -
Ciências Exatas e dos Materiais CEM 21 -
Design de Equipamento DE 3 -
Escultura E 12 -
Pintura P 12 -
Ciências da Arte e do Património CAP 6 -
Qualquer Área Científica QAC - 6 (a)
TOTAL 114 6

a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da FCT/UNL, que inclui unidades oferecidas num 2º ciclo da FCT/UNL ou num 2º ciclo da FAB-UL.

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados)