Métodos Computacionais em Estatística

Objetivos

Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno obtenha competências de utilização do software R Project, adequado a análises estatísticas complexas e que permite a gestão de bases de dados de grandes dimensões.

A aquisição destas competências é fundamental para as UCs que se seguem no decorrer do curso.

Caracterização geral

Código

12226

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria de Lourdes Belchior Afonso

Horas

Semanais - 2

Totais - 38

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Dalgaard, P. (2008), Introductory Statistics with R, Springer-Verlag, New York

Everitt, B.S., Hothorn, T. (2010), A Handbook of Statistical Analysis using R, CRC Press, Chapman & Hall

Figueiredo, F., Figueiredo, A., Ramos, A., Teles, P. (2009), Estatística Descritiva e Probabilidades – Problemas resolvidos e propostos com aplicações em R, Escolar Editora.

Venables, W.N., Smith, D.M., R Core Team, (2018), An Introduction to R - Notes on R: A Programming Environment for Data Analysis and Graphics, CRAN.R-Project

Método de ensino

1 os temas são introduzidos através de uma exposição oral, chamando a atenção para os aspectos importantes da matéria em estudo.

2 são propostos e corrigidos exercícios computacionais e são tiradas dúvidas. 

3 é realizada uma avaliação contínua com dois trabalhos práticos.

4 aulas práticas computacionais (software R Project). 

Método de avaliação

Obtenção de Frequência

Para obter frequência à disciplina,  é necessário que o aluno:

 i. não tenha faltado a mais do que três das aulas leccionadas, se está inscrito pela 1ª vez na disciplina,

 ii. tenha assistido a, pelo menos, 2/3 das aulas dadas, se já esteve inscrito na disciplina.

Estão dispensados de obter frequência todos os alunos com Estatuto Especial reconhecido pelas regras gerais de avaliação da FCT NOVA.

 

Avaliação

A obtenção de frequência é obrigatória para efeitos de realização das provas de avaliação.

A avaliação de conhecimentos da unidade curricular de Métodos Computacionais em Estatística é constituída por 2 elementos de avaliação:

 - 1 Teste (T) e um Trabalho Prático (TP) a realizar durante o semestre. O Teste será individual, com duração de 90 minutos, a resolver em laboratório computacional. O TP será um trabalho de grupo computacional, a resolver fora das aulas.

A não comparência numa avaliação traduz-se numa classificação de 0 valores nessa avaliação.

 

Aprovação em Época Normal

Considerando NT e NTP as notas obtidas no  Teste e no Trabalho Prático, respectivamente, considera-se que um aluno obtém aprovação na unidade curricular se verificar simultaneamente as seguintes condições:

 - Classificação no TP: TP >= 7,5 valores.
 - Nota Época Normal: EN = 0,6 T + 0,4 TP >= 9,5 valores.


Aprovação em Época de Recurso

Poderá apresentar-se a Avaliação de Recurso todo o aluno que tenha obtido frequência à unidade curricular.

A Avaliação de Recurso consistirá num Exame Computacional, individual, a realizar em Laboratório Computacional, com a duração de 3h.

A Nota da Avaliação de Recurso, NER, determinará  a Nota de Recurso do aluno.

 

Melhorias e Defesas de Nota

O aluno que pretenda apresentar-se a exame de melhoria de nota deve inscrever-se, para esse efeito, na Repartição Académica. A Melhoria de Nota pode ser efectuada em Época de Recurso. Para haver melhoria de nota, exige-se que:

A classificação obtida nesse exame, NEM, seja não inferior a 9,5;
A Nota de Melhoria, seja superior à nota já atribuída ao aluno .

Se o aluno obtiver uma classificação final superior a 18 valores, poderá optar entre ficar com a classificação de 18 valores ou realizar uma prova complementar para defesa de nota.

Conteúdo

1  Introdução ao R
1.1 O que é o R
1.2 Instalação do R
1.3 Ajuda e documentação do R
1.4 Os Packages do R
1.5 Objetos em R
1.6 Importação e Exportação de Dados em R
1.7 Manipulação de Dados em R
1.8 Programação em R

2  Estatísticas Descritivas com R
2.1 Tabelas de Frequências Absolutas e Relativas
2.2 Medidas de Localização e Dispersão
2.3 Medidas de Assimetria
2.4 Medidas de Achatamento
2.5 Deteção de Outliers

3  Análise de Dados com recurso a gráficos
3.1 Gráficos de Dispersão
3.2 Gráficos de Barras
3.3 Diagramas Circulares
3.4 Diagramas de Caixa-de-Bigodes
3.5 Diagramas de Caule-e-Folhas
3.6 Histogramas
3.7 Polígonos de Frequências

4  Cálculo de Probabilidades com R
4.1 Cálculo Combinatório
4.2 Regra de Laplace
4.3 A Distribuição Binomial
4.4 A Distribuição Normal

5 Análises Estatísticas Elementares de conjuntos de dados

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: