Análise Matemática IV B
Objetivos
No capítulo sobre equações diferenciais ordinárias pretende-se que o aluno se familiarize com as técnicas de resolução de equações diferenciais de primeira ordem lineares e não lineares e é dedicada especial atenção às equações diferenciais lineares de ordem superior à primeira.
No capítulo dedicado às Transformadas de Laplace pretende-se que os alunos utilizem os conhecimentos adquiridos neste assunto de forma a poder aplicá-los na resolução de alguns tipos de equações diferenciais e integrais.
Pretende-se que o aluno se familiarize com as técnicas de resolução de alguns tipos de equações às derivadas parciais.
Caracterização geral
Código
5006
Créditos
6.0
Professor responsável
Fábio Augusto da Costa Carvalho Chalub
Horas
Semanais - 5
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Análise Matemática I, II e III; Álgebra Linear
Bibliografia
Textos básicos.
Material na internet: Vilatte, Jaime, Equações diferenciais e equações de diferenças, FEUP http://villate.org/doc/eqdiferenciais/eqdif_20110426.pdf
Apostol, T.M., Calculus, Volume I and Volume II, Blaidsell Publishing Company.
Howard, Anton, Calculus: A New Horizon, John Wiley and Sons.
Taylor, A.E., Man, W.R., Advanced Calculus, John Wiley and Sons.
Stewart, J. Cálculo, Thomson Learning.
Ferreira, M. A. e Amaral, I, Matemática, Integrais míltiplos, equações diferenciais, Edições Síabo
Algumas referências extra:
Pontos 7, 8 e 10. Butkov, E. Mathematical Physics.
Ponto 9. The Mathematics of Medical Imaging: A Beginner''s Guide, Timothy G. Feeman, Springer
Método de ensino
Aulas teóricas (3 horas por semana) e aulas práticas (2 horas por semana). Exercícios para casa e exercícios a ser resolvidos em aulas práticas.
Método de avaliação
A componente contínua da avaliação consiste de três testes. Caso a classificação do terceiro testes seja igual ou superior a 7.0 (sete), então a média final é obtida pela soma das classificações dos três testes dividido por três, arrendodada para o inteiro mais próximo (n.5 é arrendodado para n+1).
Quem obtiver média igual ou superior a 9.5 mas não conseguir satisfazer ocritério de nota mínima do terceiro teste, terá avaliação contínua igual a 9.
Para quem não for aprovado na avaliação contínua, é possível fazer um exame de recurso.
Conteúdo
1. EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS (EDO)
1.1- Equações diferenciais de primeira ordem: campo de direcções associado a uma EDO de 1ª ordem; curvas integrais do campo e soluções. Alguns resultados de existência e unicidade de soluções: os teoremas de Picard e de Peano. Noção de solução implícita de uma equação diferencial. Equações autónomas e soluções de equilíbrio. Equações lineares, separáveis e de Bernoulli. Equações exactas e noção de factor integrante.
1.2- Equações diferenciais de segunda ordem. Caso das equações homogéneas: polinómio característico e base do espaço vectorial solução. Generalização ao caso de equações diferenciais lineares homogéneas de ordem n>=3. Determinante Wronskiano e noção de independência linear de uma família de funções; estrutura afim do conjunto de soluções de uma EDO linear de 2ª ordem. Método de d''''Alembert. Método de variação das constantes. Método dos coeficientes indeterminados. Noção de ressonância.
1.3- Resolução de equações diferenciais ordinárias através do uso de séries de potências. Resolução de equações diferenciais ordinárias através do uso de funções de Bessel, de Lagrange e de Hermite.
1.4- Sistemas de equações diferenciais lineares de coeficientes constantes: generalidades e estrutura das soluções. Base do espaço vectorial solução; relação entre o espectro do sistema linear associado e a estabilidade das soluções de equilíbrio.
2. TRANSFORMADA DE LAPLACE
2.1- Definição. Transformada de Laplace das funções usuais: polinómios, exponencial e funções trigonométricas.
2.2- Efeito na transformada de Laplace da multiplicação por uma exponencial e por uma função linear. Transformada de Laplace da derivada de uma função e da função trasladada.
2.3- Transformada de Laplace da função de Heaviside e da distribuição de Dirac.
2.4- Transformada de Laplace e convolução. Transformada de Laplace inversa.
2.5- Aplicações à resolução de equações diferenciais lineares.
3. EQUAÇÕES COM DERIVADAS PARCIAIS (EDP)
3.1- Decomposição em série de Fourier de uma função periódica: generalidades sobre funções periódicas; modos sin(2 Pi t/n) e cos(2 Pi t/n); a série de Fourier associada a uma função periódica suficientemente regular; condições suficientes de igualdade entre uma função e a respectiva série de Fourier; pontos de descontinuidade e fenómeno de Gibbs. Decomposição de uma função regular em série de senos/co-senos num dado intervalo.
3.2- Aplicações das séries de Fourier às EDP: generalidades sobre EDP; método de separação de variáveis. Aplicações ao caso parabólico (equação do calor), hiperbólico (equação das ondas) e elíptico (equação de Laplace).
4. TRANSFORMADA DE FOURIER
4.1- Definição. Propriedades elementares da transformada de Fourier. Transformada de Fourier inversa. Aplicações à resolução de equações diferenciais lineares.
5. INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DAS VARIAÇÕES
5.1- Introdução. Definição de funcional e de Lagrangiano. Lema fundamental do cálculo das variações e equações de Euler-Lagrange.
5.2- Exemplos clássicos do cálculo das variações: curvas geodésicas, lei de Snell-Descartes, curva catenária, problema braquistócrono, problema isócrono. Aplicações.
6. INTRODUÇÃO À TRANSFORMADA DE RADON
6.1- Definição de transformada de Radon. Aplicações.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: