Conservação e Restauro de Cerâmica e Vidro
Objetivos
O principal objectivo da UC de CRBC em Cerâmica e Vidro é dotar o aluno do conhecimento prático e de metodologias e materiais empregues na conservação e restauro de cerâmica e vidro. Assim, o desenvolvimento das capacidades práticas no aluno far-se-á através da realização de uma intervenção num ou mais objectos e/ou de actividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro, como por examplo a limpeza, união de fragmentos, preenchimento de lacunas, integração cromática, finalização de superfícies.
O aluno irá treinar o manuseamento de objectos de cerâmica e vidro, adquirindo competências através do trabalho prático desenvolvido.
Será dada ênfase ao desenvolvimento no aluno da capacidade de argumentar as vantagens e desvantagens relacionadas com os vários materiais e procedimentos testados de tratamento aplicados ao caso de estudo atribuído, através da discussão das várias opções em contexto de aula juntamente com o Professor e com os colegas.
O aluno deverá terminar esta UC capaz de:
Fazer o diagnóstico e a proposta de intervenção de um objecto de cerâmica e vidro, planeando as várias fases de intervenção necessárias;
Realizar uma intervenção de conservação e restauro;
Ter uma abordagem crítica relativamente às opções de tratamento, incluindo a escolha de materiais de conservação e de procedimentos a utilizar numa intervenção;
Apresentar um relatório de intervenção representativo e elucidativo do tratamento que realizou, justificando metodologias empregues e materiais utilizados;
Elaborar normas de conservação preventiva que englobem a exposição, a permanência em reserva e o transporte de peças em cerâmica e vidro em diferentes estados de conservação.
Soft Skills:Gestão do tempo, trabalho de equipa; Pesquisa bibliográfica; Escrita relatórios: estrutura, apresentação e referências bibliográficas; Ferramentas de informática (Word, Excel, Power Point); Expressão e Comunicação.
Caracterização geral
Código
12249
Créditos
6.0
Professor responsável
Inês Alexandra Ramalho Coutinho
Horas
Semanais - 6
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Koob, S. Conservation and care of glass objects. London: Archetype, 2006. ISBN: 978-1904982081
Oakley, V.L.; Jain, K.K. “Essentials in the Care and Conservation of Historical Ceramic Objects”. London: Archetype, 2002. ISBN: 978-1873132739
Buys, S.; Oakley, V. “Conservation and Restoration of Ceramics”. Oxon: B-H, 1996. ISBN: 978-0750632195
Newman, H. “An Illustrated Dictionary of Glass”. London: T& H, 1987. ISBN: 978-0500274514.
Savage, G.; Newman, H.; Cushion, J.P., “An Illustrated Dictionary of Ceramics”. T&H, 2000. ISBN: 978-0500273807.
Brown, S.; Strobl, S., “A Fragile inheritance: The care of stained glass and historic glazing: a handbook for custodians”. Northampton: CHP, 2002. ISBN: 0715176005.
Pallot-Frossard, I., “Manuel de Conservation, Restauration et Création de Vitraux” ISBN: 2-11-094665-2. http://www.culture.gouv.fr/culture/organisation/dapa/pdf/manuel_vitrail.pdf
Método de ensino
O programa desta unidade curricular é desenvolvido no laboratório através da realização de intervenções de conservação e restauro em cerâmica e vidro. No inicio do semestre as aulas práticas terão uma introdução teórico-prática sobre os métodos de intervenção e materiais disponíveis ao conservador de cerâmica e vidro, fazendo já uma abordagem crítica sobre os benefícios e as desvantagens dos diversos materiais.
A avaliação inclui o teste (25%) + relatório de diagnóstico e proposta de intervenção (25%) + relatório de intervenção e apresentação e discussão da intervenção realizada (50%). A classificação final resulta da média ponderada destes elementos de avaliação.
Método de avaliação
O programa desta unidade curricular é desenvolvido no laboratório através da realização de intervenções de conservação e restauro em cerâmica e vidro. No inicio do semestre as aulas práticas terão uma introdução teórico-prática sobre os métodos de intervenção e materiais disponíveis ao conservador de cerâmica e vidro, fazendo já uma abordagem crítica sobre os benefícios e as desvantagens dos diversos materiais.
Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas práticas.
Esta UC tem 2 componentes de avaliação contínua: um teste de Avaliação Teórico-prática (TP), e quatro de avaliação Prática (P).Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em ambas as componentes (Teórico-Prática e Prática)
A avaliação inclui:
TP
Teste: 25%
P
Relatório de Diagnóstico + Proposta de Intervenção: 15%
Relatório de intervenção: 20%
Apresentação Final e Discussão: 20%
Participação e “Hands on”: 20%
Nota Final= (T*0.25)+(P*0.75)
T= nota do teste ou nota do exame de recurso.
P= inclui Relatório de Diagnóstico + Proposta de Intervenção (15%), Relatório de intervenção (20%), Apresentação Final e Discussão (20%), Participação e “Hands on” (20%)
Avaliação da Participação e capacidade “Hands On” inclui:
- Assiduidade e pontualidade;
- Caderno de laboratório de conservação e restauro;
- Preparação da mesa / espaço de trabalho;
- Arrumação do espaço de trabalho no final do dia;
- Manuseamento cuidado dos objectos;
- Motricidade fina na realização de procedimentos de C&R;
- Promoção de uma auto-crítica e avaliação de grupo em relação às propostas e intervenções realizadas.
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Relembramos que, de acordo com Regulamento de Avaliação da FCT NOVA:
Artigo 9.° "Plágio e Fraude": 3. Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, sem prejuízo de eventual procedimento disciplinar ou cível, sendo a ocorrência participada ao Diretor da FCT pelo Responsável da UC.
Conteúdo
- Compreensão dos princípios éticos da intervenção
- A importância da documentação: O aluno levará a cabo a documentação completa e detalhada de uma intervenção. Da documentação deve constar o diagnóstico do estado de conservação do objecto (incluindo os materiais e as técnicas de produção utilizadas no objecto), a proposta de intervenção e o relatório da intervenção, acompanhados de um registo fotográfico detalhado do objecto antes, durante e após a intervenção. Exames e análises serão realizados para a caracterização e o estudo do objecto sempre que considerados necessários,
- O Diagnóstico: análise material e tecnológica; avaliação de tratamentos anteriores. Este deverá de ser o mais completo e exaustivo possível. Um bom diagnóstico servirá como base de preparação à proposta de intervenção.
- Intervenções anteriores: no caso de existirem intervenções anteriores é necessário identificarem-se os materiais empregues nas mesmas e discutir a necessidade ou não da sua remoção.
- Conceitos de intervenção: consolidação; limpeza; união de fragmentos; preenchimentos; integração cromática e finalização de superfícies. Aqui deverão ser abordadas as várias metodologias que poderão ser empregues em cada fase do trabalho, bem como os vários materiais que poderão ser escolhidos.
- Proposta de tratamento (onde devem de constar as metodologias a serem empregues bem como a escolha de materiais a utilizar na intervenção) e tomada de decisão
- Aplicação prática das metodologias de intervenção e de preparação dos materiais a utilizar
- Medidas de conservação preventiva: condições ambientais; acondicionamento; armazenamento; exposição; transporte
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: