Seminário de Iconografia

Objetivos

Com esta UC pretende-se inteirar o aluno do que se entende por Iconografia e quais as mais-valias resultantes da utilização desta ferramenta na análise e estudo de uma obra de arte. A UC tem assim, como objectivo, fornecer ao aluno um conjunto de conhecimentos que lhe permitam uma abordagem iconográfica adequada ao objecto de estudo. No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido aptidões que lhe permitam: identificar uma temática profana e uma temática sagrada; reconhecer as principais personagens de cada um dos temas abordados no Programa; analisar iconograficamente uma obra de arte, de forma individual, bem como enquadrá-la no seu universo específico; trabalhar com diferentes IGNOREes, nomeadamente artísticas e literárias; aplicar os seus conhecimentos em contexto de trabalho em diferentes ambientes laborais, inclusive em instituições culturais, religiosas, académicas e/ou científicas.

Caracterização geral

Código

12261

Créditos

6.0

Professor responsável

Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto, Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Fontes

Agiologio Lusitano dos Santos, Porto, Uni. Porto, 2002 .

Bíblia Sagrada, Lisboa, Missionários Capuchinhos, 1981.

Evangelhos Gnósticos,  Lisboa, Ésquilo, 2005.

O Flos sanctorum, Lisboa, H. Campos e R. Rabelo, 1513.

Gilgamesh,  Lisboa, Vega, 1989

- HOMERO, A Ilíada, Lisboa, Europa-América, 2004

- ____, A Odisseia, Lisboa, Quetzal, 2018

- OVÍDIO, Metamorfoses, Livros Cotovia, 2007

- VÍRGILIO, A Eneida, Lisboa, Europa-América

- VORAGINE, J., Legenda Áurea, Porto, Livraria Civilização, 2004

Dicionários

- MUELA, J., Iconografía Cristiana, Madrid, Istmo, 1998

- RÉAU, L., Iconographie de l’Art Chrétien,  Paris, PUF.

- TAVARES, J., Dicionário de Santos, Porto, Lello Irmãos, 1990

- TERVARENT, G., Atributos y Símbolos en el Arte Profano, Ediciones Serbal, 2002

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. Introdução

1.1 Iconografia e Iconologia: Origem e definição de conceitos

1.2 Erwin Panofsky: contribuições para o estudo da iconografia

2. Iconografia das Civilizações Pré-Clássicas

2.1. Alguns apontamentos sobre o Egipto e a Mesopotâmia

2.2.  Fontes para a iconografia da Mitologia Pré-Clássica: a História da Arte; O Livro dos MortosA Epopeia de Gilgamesh.

3. Iconografia da Mitologia Greco-Romana

3.1.  Os deuses

3.2.  Heróis e lendas

3.3.  Fontes para a iconografia da Mitologia Clássica: a História da Arte; Homero, Virgílio e Ovídio.

4. Iconografia Cristã: o Antigo Testamento

4.1.  A iconografia da Criação

4.2.  Patriarcas, Templos e ídolos

4.3.  Fontes para a iconografia do Antigo Testamento: a História da Arte; A Bíblia.

5. Iconografia Cristã: o Novo Testamento

5.1.  Iconografia de Cristo: do Ciclo da Infância ao Ciclo da Glória

5.2.  Iconografia Mariana

5.3.  Fontes para a iconografia do Novo Testamento: a História da Arte; O Novo Testamento; Os Evangelhos Apócrifos.

6. Iconografia Cristã: Santos

6.1.  Principais santos

6.2.  O caso particular de Santa Madalena

 6.3  Fontes para a iconografia dos Santos: a História da Arte; hagiografias; A Lenda Dourada