Seminário de Iconografia
Objetivos
Com esta UC pretende-se inteirar o aluno do que se entende por Iconografia e quais as mais-valias resultantes da utilização desta ferramenta na análise e estudo de uma obra de arte. A UC tem assim, como objectivo, fornecer ao aluno um conjunto de conhecimentos que lhe permitam uma abordagem iconográfica adequada ao objecto de estudo. No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido aptidões que lhe permitam: identificar uma temática profana e uma temática sagrada; reconhecer as principais personagens de cada um dos temas abordados no Programa; analisar iconograficamente uma obra de arte, de forma individual, bem como enquadrá-la no seu universo específico; trabalhar com diferentes IGNOREes, nomeadamente artísticas e literárias; aplicar os seus conhecimentos em contexto de trabalho em diferentes ambientes laborais, inclusive em instituições culturais, religiosas, académicas e/ou científicas.
Caracterização geral
Código
12261
Créditos
6.0
Professor responsável
Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto, Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Fontes
- Agiologio Lusitano dos Santos, Porto, Uni. Porto, 2002 .
- Bíblia Sagrada, Lisboa, Missionários Capuchinhos, 1981.
- Evangelhos Gnósticos, Lisboa, Ésquilo, 2005.
- O Flos sanctorum, Lisboa, H. Campos e R. Rabelo, 1513.
- Gilgamesh, Lisboa, Vega, 1989
- HOMERO, A Ilíada, Lisboa, Europa-América, 2004
- ____, A Odisseia, Lisboa, Quetzal, 2018
- OVÍDIO, Metamorfoses, Livros Cotovia, 2007
- VÍRGILIO, A Eneida, Lisboa, Europa-América
- VORAGINE, J., Legenda Áurea, Porto, Livraria Civilização, 2004
Dicionários
- MUELA, J., Iconografía Cristiana, Madrid, Istmo, 1998
- RÉAU, L., Iconographie de l’Art Chrétien, Paris, PUF.
- TAVARES, J., Dicionário de Santos, Porto, Lello Irmãos, 1990
- TERVARENT, G., Atributos y Símbolos en el Arte Profano, Ediciones Serbal, 2002
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. Introdução
1.1 Iconografia e Iconologia: Origem e definição de conceitos
1.2 Erwin Panofsky: contribuições para o estudo da iconografia
2. Iconografia das Civilizações Pré-Clássicas
2.1. Alguns apontamentos sobre o Egipto e a Mesopotâmia
2.2. Fontes para a iconografia da Mitologia Pré-Clássica: a História da Arte; O Livro dos Mortos; A Epopeia de Gilgamesh.
3. Iconografia da Mitologia Greco-Romana
3.1. Os deuses
3.2. Heróis e lendas
3.3. Fontes para a iconografia da Mitologia Clássica: a História da Arte; Homero, Virgílio e Ovídio.
4. Iconografia Cristã: o Antigo Testamento
4.1. A iconografia da Criação
4.2. Patriarcas, Templos e ídolos
4.3. Fontes para a iconografia do Antigo Testamento: a História da Arte; A Bíblia.
5. Iconografia Cristã: o Novo Testamento
5.1. Iconografia de Cristo: do Ciclo da Infância ao Ciclo da Glória
5.2. Iconografia Mariana
5.3. Fontes para a iconografia do Novo Testamento: a História da Arte; O Novo Testamento; Os Evangelhos Apócrifos.
6. Iconografia Cristã: Santos
6.1. Principais santos
6.2. O caso particular de Santa Madalena
6.3 Fontes para a iconografia dos Santos: a História da Arte; hagiografias; A Lenda Dourada.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: