Projecto 1

Objetivos

Pretende permitir ao aluno a participação numa experiência em contexto de trabalho, numa instituição cultural, religiosa ou científica, ou empresa nacional. Neste âmbito o aluno desenvolve uma tarefa ligada à salvaguarda do património, de acordo com os interesses da entidade acolhedora e sob orientação de um membro da mesma.

O aluno deve aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na Licenciatura em Conservação e Restauro e ao longo do primeiro semestre do Mestrado em Conservação e Restauro. A experiência cultural pode assumir diferentes contornos, consoante os objectivos delineados:

 i) Projecto de oficina de conservação e restauro; ii) Projecto cultural; iii) Projecto de investigação.

Caracterização geral

Código

12263

Créditos

3.0

Professor responsável

Inês Alexandra Ramalho Coutinho, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas

Semanais - 6

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

-

Bibliografia

A definir pelo orientador de cada projecto específico.

 Ver conteúdos programáticos, sff.

Método de ensino

Orientação directa do orientador na instituição em articulação com o regente da disciplina no DCR. Avaliação: o orientador é responsável pela avaliação do desempenho do aluno durante o estágio e pela avaliação do relatório final produzido por este, o que corresponde a 50% da classificação final. Os outros 50% são atribuídos por um júri, composto por três pessoas, sendo uma dela um arguente especializada área de estudo de cada aluno. A classificação final resulta da média aritmética destas duas componentes. 

Método de avaliação

Prática de Conservação & Restauroduplicam as horas da UC de C&R que estão frequentar (nota igual à da UC de C&R, não tem avaliação separada)

Laboratório de escrita: (Entrega do relatório dia 6 Janeiro) Apenas trabalho escrito avaliado por um júri

Projecto:

Entrega do relatório dia 6 Janeiro e Apresentação + Discussão dia 17 Janeiro

Os relatórios não devem exceder as 15 páginas no total.

Deve de ser enviada a versão PDF ao Responsável e ao Regente da UC e também aos orientadores até à data acima indicada.

Avaliação do  orientador (50%  da nota final)

A avaliação por parte do orientador na instituição será da sua responsabilidade, tendo em consideração  o plano de trabalhos que acordou com o aluno e  os objectivos atingidos. O orientador na instituição escolherá quais os critérios de avaliação a utilizar nesta componente da cadeira.

Apresentação oral e discussão do Projecto (50%  da nota final)

A apresentação oral (10 min.) é avaliada por um relator especialista na área do projecto. Discussão é de 20 min.

Tendo em consideração os seguintes critérios:

Excelente/excepcional

20

A apresentação e discussão do projecto foram extraordinárias.

Excelente

19

A apresentação e discussão do projecto foram excelentes.

Muito bom

18-16

A apresentação e discussão do projecto foram muito boas

Bom

15-14

A apresentação e discussão do projecto foram boas.

Razoável

13-12

A apresentação e discussão do projecto foram razoáveis.

Fraco

11-10

A apresentação e discussão do projecto atingiram os critérios mínimos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota Final = (NO*0.5) + (NR*0.5)

NO= Nota do Orientador

NR= Nota do Relator

Conteúdo

Projecto de oficina: Integração do aluno numa equipa, numa instituição ou empresa, onde este deverá intervir directamente no tratamento de um bem cultural.

 Projecto cultural: Integração do aluno numa instituição responsável pela salvaguarda de património cultural para trabalhar em áreas como: conservação preventiva, inventariação e levantamento do estado de conservação de colecções, organização de exposições, pesquisa em história da arte, história e técnicas de produção artística ou arqueologia industrial.

 Projecto de investigação: Integração do aluno numa instituição científica para realizar um pequeno projecto de investigação que poderá incidir sobre a caracterização ou história de um bem cultural e seu estado de conservação, o estudo de processos de degradação dos seus materiais constituintes. O projecto de investigação poderá incidir ainda sobre o estudo de técnicas de conservação inovadoras e o estudo de técnicas de produção artísticas usadas no passado.