História e Técnicas de Produção Artística I
Objetivos
Os programas, de HTPA I e II, restringem-se à arte ocidental, com algumas incursões pontuais em épocas e civilizações anteriores. HTPA, ainda que leccionada semestralmente, é concebida como uma única cadeira; é uma cadeira do MCR onde se pratica o cruzamento de saberes de áreas como a História da Arte e a Química, com o objectivo de criar um olhar interdisciplinar, útil à área da Conservação e Restauro.
O arcaboiço conceptual (formal e estético), construído nas cadeiras de História da Arte, relativo aos sistemas de representação, bem como conhecimentos relacionados com a inerente circunstancialidade ideológica e social, nomeadamente aquela que se refere ao estatuto social dos artistas, dialoga com a matéria de que é feita a Obra. Esse cruzamento, e como o efectuar, é um dos objectivos do saber fazer de HTPA.
A literatura artística e a crítica contemporânea das IGNOREes escritas usadas para estudar as técnicas artísticas é o fértil terreno que permite, entre outras, acordar rapidamente no aluno a ideia de que a construção da história e da matéria de que é feita a Obra é coisa complexa. Tratados, receituários e outras IGNOREes escritas são analisados criticamente, e o resultado utilizado na reconstrução histórica de materiais e técnicas artísticas do passado, saber fazer.
Nas aulas práticas, os trabalhos são escolhidos pelo estudante e são levados a cabo individualmente. Ou seja, o protocolo experimental é em grande medida concebido pelo aluno, em articulação com os docentes.
Caracterização geral
Código
7498
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria João Seixas de Melo
Horas
Semanais - 6
Totais - 80
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
não tem requisitos para estudantes LCR
Bibliografia
Tratados
BRUNELLO, F., "Cennino Cennini, Il Libro dell''''Arte"
CLARKE, M., The Montpellier Liber diversarum arcium"
HAWTHORNE, J. G. e SMITH, C. S., "Theophilus, on divers arts",
LEHMANN-HAUPT , H., "The Göttingen model book: (...)"
MERRIFIELD, M. P., "Medieval and Renaissance Treatises on the Arts of Painting".
SMITH, C. S. e HAWTHORNE, J. G., "Mappae Clavicula, a little key to the world of medieval techniques"
MELO, M. J. e CASTRO R. (eds), "The Book on How to Make Colours: medieval colours for practitioners", 2016
Geral
-"Artists'' Pigments, a handbook of their history and characteristics "
-Actas do Congresso "Medieval Colours: between beauty and meaning"
BALL, P., “Brihgt earth – art and the invention of color”
CABRAL, J. P., “História breve dos pigmentos”
CARDON, D., "Natural dyes. Sources, tradition, technology and science"
Método de ensino
O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas (TP), que incluem seminários, aulas práticas de laboratório (P) e apoio tutorial.
Nas aulas TP são leccionadas as matérias da UC de acordo com o seu programa e nas aulas laboratoriais são realizados trabalhos práticos que materializam e exemplificam os conteúdos teóricos. São ainda organizados seminários temáticos
O trabalho levado a cabo nas aulas práticas é avaliado através de mini-relatórios entregues até uma semana após conclusão do trabalho, contribuindo para 50% da nota final.
A componente teórica é aferida através de um teste global, com e sem consulta, valendo 50% da nota final. Em alternativa a componente teórica poderá ser avaliada em exame ou através de apresentações com discussão (seguindo o calendário proposto pela FCT)
Assim NF=0,50xNT+0,50xNP.
Método de avaliação
O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas (TP), que incluem seminários, aulas práticas de laboratório (P) e apoio tutorial.
Nas aulas TP são leccionadas as matérias da UC de acordo com o seu programa e nas aulas laboratoriais são realizados trabalhos práticos que materializam e exemplificam os conteúdos teóricos.
O trabalho levado a cabo nas aulas práticas é avaliado através de mini-relatórios entregues até uma semana após conclusão do trabalho, contribuindo para 50% da nota final. (em casos excepcionais, ainda através de apresentações com discussão).
A componente teórica é aferida através de um teste global, com ou sem consulta (de acordo com a escolha dos alunos), valendo 50% da nota final. Em alternativa a componente teórica poderá ser avaliada em exame (seguindo o calendário proposto pela FCT), e ainda através de apresentações com discussão.
Assim NF=0,50xNT+0,50xNP.
Conteúdo
Bibliografia principal
Esta é uma selecção indicativa
A) Tratados
BRUNELLO, F., "Cennino Cennini, Il Libro dell''''Arte"
CLARKE, M., "Mediaeval Painters'' Materials and Techniques: The Montpellier Liber diversarum arcium"
HAWTHORNE, J. G. e SMITH, C. S., "Theophilus, on divers arts",
LEHMANN-HAUPT , H., "The Göttingen model book: (...)"
MERRIFIELD, M. P., "Medieval and Renaissance Treatises on the Arts of Painting".
SMITH, C. S. e HAWTHORNE, J. G., "Mappae Clavicula, a little key to the world of medieval techniques"
MELO, M. J. e CASTRO R. (eds), "The Book on How to Make Colours: medieval colours for practitioners", 2016, online edition available at https://www.dcr.fct.unl.pt/LivComoFazemCores
B) Geral
-"Artists'' Pigments, a handbook of their history and characteristics "
-Actas do Congresso "Medieval Colours: between beauty and meaning", http://revistadehistoriadaarte.wordpress.com/
- Actas dos congressos ATSR
- Publicações Art in the Making da NGA
BALL, P., “Brihgt earth – art and the invention of color”
CABRAL, J. P., “História breve dos pigmentos”
CARDON, D., "Natural dyes. Sources, tradition, technology and science"
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: