Conservação e Restauro de Fotografia
Objetivos
Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno desenvolva capacidades críticas e práticas no planeamento e preparação de uma proposta de tratamento em espécies fotográficas, bem como na realização de uma intervenção de conservação e restauro de acordo com as várias tipologias existentes (vários tipos de suportes, emulsões fotográficas e materiais formadores da imagem), e/ou em atividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (ex. limpeza, consolidação, estabilização, acondicionamento, restauro); serão também apresentadas e aprofundadas as metodologias actuais para gestão e preservação de coleções com dimensões varáveis. O extenso leque de materiais fotográficos presentes em arquivos e colecções serão discutidos nesta unidade, sendo pretendido que o aluno aplique o conhecimento adquirido na realização do diagnóstico e do tratamento de conservação e restauro de espécies fotográficas do século XIX ao século XXI, com suportes variáveis (metal, vidro, plásticos semi-sintéticos e sintéticos, papel, têxteis), emulsões variáveis (albumina, colódio e gelatina) e diferentes materiais formadores da imagem (prata, platina, sais de ferro, corantes, pigmentos). O aluno será também desafiado a compreender e responder aos desafios que apresenta a fotografia analógica (histórica e contemporânea) bem como a fotografia (impressão) digital. Serão também apresentados e discutidos os desafios éticos e profissionais relacionados com a possível necessidade de substituição de elementos originais usados para montagem e/ou acondicionamento. A reprodução digital (câmara ou scanner) será também um tema a discutir no âmbito da problemática da acessibilidade e preservação da imagem das espécies fotográficas. São ainda objectivos a aquisição de espírito crítico e autonomia prática na avaliação i) identificação e diagnóstico do estado de conservação de espécies fotográficas e materiais secundários constituintes; ii) contribuição de factores intrínsecos e extrínsecos na degradação das espécies fotográficas; iii) consequências de intervenções (autorais ou de conservação) efetuadas no passado; e iv) dos riscos associados à intervenção activa, restauro e preservação a que se propõe. Considerando que as espécies fotográficas são materiais compósitos, pretende-se ainda que o aluno demonstre capacidade crítica na seleção e utilização de produtos de conservação e restauro para realização de intervenções activas ou de preservação. A capacidade escrita e de registo fotográfico a decorrer durante o diagnóstico, planeamento de uma proposta de tratamento, e a realização da intervenção será igualmente exigida ao aluno. Por último, pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de comunicação em ciência através de uma exposição oral dos critérios para a seleção dos materiais e metodologias de conservação e restauro adoptados no caso de estudo, de forma clara e objectiva e que explique o procedimento de intervenção seguido.
Caracterização geral
Código
12251
Créditos
6.0
Professor responsável
Élia Catarina Tavares Costa Roldão
Horas
Semanais - 7
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Lavédrine, B., La Conservation des Photographies, Presses du CNRS, Paris, 1990.
- Norris, D. H., Gutierrez, J. J., Issues in the Conservation of Photographs, Getty Publications, 2010.
- Pavão, L., Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro, Lisboa, 1997..
- Pénichon, S., Twentieth-Century Colour Photographs: The Complete Guide to Processes, Identification and Preservation, Thames and Hudson, London, 2013.
- Jadzinska, M., & Parzuchowski, P. New Materials in Works of Art (Plastics) – The Challenge of Our Times. Synergy in the Field of Recognition, Damage Assessment and Protection. In: Preservation and Conservation in Cultural Heritage EuroMed 2014, pp. 567-578.
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
O programa desta unidade curricular é desenvolvido no laboratório através da realização de intervenções de conservação e restauro em fotografia. No início do semestre as aulas práticas terão uma introdução teórico-prática sobre os métodos de intervenção e materiais disponíveis ao conservador de fotografia, fazendo já uma abordagem crítica sobre os benefícios e as desvantagens dos diversos materiais.
Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; o aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas práticas.
Esta UC tem 2 componentes de avaliação contínua: um teste de Avaliação Teórico-prática (TP), e quatro de avaliação Prática (P).
Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em ambas as componentes (Teórico-Prática e Prática).
A avaliação inclui:
TP
Teste: 25%
P
Relatório de Diagnóstico + Proposta de Intervenção: 15%
Relatório de intervenção: 20%
Apresentação Final e Discussão: 20%
Participação e “Hands on”: 20%
Avaliação da Participação e capacidade “Hands-on” inclui:
- Assiduidade e pontualidade;
- Caderno de laboratório de conservação e restauro;
- Preparação da mesa / espaço de trabalho;
- Arrumação do espaço de trabalho no final do dia;
- Manuseamento cuidado dos objectos;
- Motricidade fina na realização de procedimentos de C&R;
- Promoção de uma auto-crítica e avaliação de grupo em relação às propostas e intervenções realizadas.
Nota Final= (T*0.25)+(P*0.75)
T= nota do teste ou nota do exame de recurso.
P= inclui Relatório de Diagnóstico + Proposta de Intervenção (15%), Relatório de intervenção (20%), Apresentação Final e Discussão (20%), Participação e “Hands on” (20%)
Conteúdo
- Da fotografia analógica à fotografia digital. A evolução histórica dos materiais fotográficos, a sua degradação e a conservação.
- Introdução à conservação e restauro de materiais fotográficos.
- A relevância da documentação no diagnóstico, proposta e relatório de intervenção.
- Elaboração de fichas de diagnóstico abrangentes que contemplem fotografias com várias tipologias.
- Introdução às metodologias praticas de arquivísticas e museológicas aplicadas na organização, acessibilidade, e gestão de coleções de fotografia.
- Limpeza: princípios da limpeza, limpeza por via mecânica (seco), limpeza por via húmida (directa e indirecta), sujidade, solventes, surfactantes, detergentes, pH.
- Adesão e consolidação: princípios da adesão e da consolidação, reversibilidade e retratabilidade, eficácia e segurança, diferentes tipos de adesivos e consolidantes.
- Estabilização física: estabilização pontual com reforços de papel e adesivo naturais ou sintéticos, estabilização integral (linning), métodos de selagem para estabilização.
- Restauro: preenchimento de lacunas, reintegração cromática (mimético, tratteggio e pontilhismo), seleção de materiais para preenchimento e reintegração cromática.
- Conservação preventiva: condições ambientais (T, HR, luz), acondicionamentos, montagem expositiva, montagem de reserva, anoxia, metodologias de congelamento, tiras indicadoras de acid-livre, indicadores de HR, controlo de risco, planeamento e implementação de acções de preservação para colecções de pequenas e grande dimensões, etc.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: