Teoria da Arte

Objetivos

Compreender e contextualizar o processo de autonomização da arte no âmbito da relação entre estética e ética.

Reconhecer a especificidade das linguagens artísticas e a problematização teórica inerente.

Caracterização geral

Código

2703

Créditos

6.0

Professor responsável

Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas

Semanais - 4

Totais - 62

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Ver a Bibliografia completa na pasta «Documentação de Apoio» em «Outros», ficheiro «Bibliografia Teoria da Arte».

ANTOLOGIAS E OBRAS GERAIS

Aesthetics (ed. Susan L. Feagin and Patrick Maynard). - Oxford University Press, 1997.

Art History and its methods: a critical anthology (selection and commentary by Eric Fernie). - London: Phaidon, 1995.

Art in Theory 1900-1990: An Anthology of Changing Ideas (ed. Charles Harrison & Paul Wood). - Oxford: Blackwell, 1992.

CHOAY, Françoise, L''urbanisme, utopies et realités: une anthologie. - Paris: seuil, 1995.

Historia de las ideias estéticas y de las teorias artísticas contemporáneas (ed. Valeriano Bozal). - Madrid: Visor, 1996, 2 vols. 

Oú va l''Histoire de l''Art Contemporain? (dir. Laurence Dorléac, Laurent Gervereau, Serge Gilbaut et Gerárd Monnier). - Paris: L''Image, École Supérieure des Beaux Arts, 1997.

Método de ensino

Aulas expositivas com apoio audovisual, intercaladas com seminários de discussão de textos chave para a compreensão da matéria.

Em cada aula existirá um período destinado ao esclarecimento de dúvidas e exercícios práticos afins.

Método de avaliação

A avaliação contínua terá três componentes: um teste escrito final, a apresentação e discussão de um texto, trabalhado em grupo, dois testes surpresa, dos quais apenas aquele que tiver melhor classificação será eligível para a média final. Nota final = teste escrito obrigatório (50%) + 1 de 2 teste surpresas (25%) + apresentação e discussão de texto (25%)

Conteúdo

  1. Arte e teoria: Da Grécia ao período contemporâneo.

     1.1 Breve história do pensamento ocidental sobre a arte.

2. A revolução científica e o Iluminismo.

2.2 O papel das Academias na afirmação e legitimação da obra de arte.

2.3 Consequências do aparecimento do "Salon" francês. 

3. O nascimento da crítica e as suas consequências sobre a legitimidade das obras. Valor artístico e estético. Criação artística e juízo estético.

4. O Museu como lugar de consagração da obra. O mercado de arte. Obra de arte, objecto de arte e prazer estético.

5. As noções de Belo e modernidade em Baudelaire. 

6. Noções de temporalidade na modernidade. A consagração do monumento histórico.

7. As vanguardas.  

7.1. Elites arte, arte de massa e anti-arte.

7.2 Intitulação, autoria e contexto.

8. Autenticidade da obra de arte: o verdadeiro e o falso.

9. Arte e teoria no pós-Segunda Guerra Mundial. A desmaterialização do objecto de arte.