Processamento de Minerais e Mineração e Exploração Sustentáveis

Objectivos

Conceitos técnicos e práticos de exploração e concentração de minérios, com ênfase em minerais metálicos e areias especiais, escolhendo a técnica mais apropriada, dimensionamento de equipamentos, procedimentos e impactes ambientais. Os alunos serão capazes de integrar trabalhos de equipa relativos a execução de projetos técnicos de empresas mineiras, bem como para integrar as equipas de monitorização e otimização de processos e elaboração de estudos de impacte ambiental. Conhecer as técnicas e metodologias de exploração mineira. Conhecer as operações unitárias e as atividades de um projeto de prospeção exploração mineira. Desenvolvimento de projetos de mineração, avaliação de impacto ambiental e licenciamento de projetos de prospeção e mineração.

Caracterização geral

Código

12340

Créditos

6.0

Professor responsável

António Carlos Gil Augusto Galhano, José António de Almeida

Horas

Semanais - 5

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

Lowrie, R. L. (2002) SME Mining Reference Handbook, SME.
Fuerstenau, M.C. & Han, K.N. (2003) Principles of Mineral Processing, SME.
Wills, B.A. & Napier-Munn, T. (2015) Wills’ Mineral Processing Technology, 8th Edition: An Introduction to the Practical Aspects of Ore Treatment and Mineral Recovery, Butterworth-Heinemann.
Darling, P. (2011) SME Mining Engineering Handbook, Third Edition, Volumes 1 & 2 3rd Edition, SME.
King, R.P. (2001) Modelling and Simulation of Mineral Processing Systems, Elsevier. W. C.
Peters (1988) - Exploration and Mining Geology. 2nd ed., John Wiley & Sons.
R. Marjoribanks (1997) - Geological Methods in Mineral Exploration and Mining. Chapman & Hall.
S. Haldar (2013) - Mineral Exploration, Principles and Applications, 1st Edition, Elsevier

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A avaliação é realizada por dois testes de duas horas cada um no período de aula, ou exame final, mais as respostas a questionários fornecidos em cada aula e entregues no final da aula. Os testes contam com 50% da nota final (25% cada), e os restantes 50% são os questionários aula a aula (avaliação dita continua). A pontuação mínima nos testes é de 8 valores (em 20).

Conteúdo

Objetivos da exploração mineira e processamento mineral. Imagens mineralógicas e processamento de imagem. Tamanho de libertação. Propriedades físicas e geomecânicas de rochas para processamento mineral e separação/concentração. Operações de libertação e separação. Cominuição. Crivagem. Tecnologias e equipamentos. Tecnologias e equipamentos para separação. Circuitos de cominuição-crivagem. Circuitos de separação. Transporte de sólidos e lamas. Decantação. Floculação. Balanços de massas. Índices de recuperação. Consumo de energia e água. Escombreiras. Barragens de rejeitados. Impactos ambientais. Técnicas e estágios da exploração mineira. Amostras, anomalias, equipamentos. Projeto e técnicas de registro de poços na exploração. Impacto ambiental em concessões. Ciclo de vida de uma mina e principais infraestruturas de mineração. Métodos de escavação e extração mineral. Escavação e pegas de fogo. Encerramento de minas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: