Técnicas de Investigação Experimental em Edifícios

Objectivos

Fornecer aos estudantes os instrumentos de análise que lhes permitam lidar, caracterizar e avaliar diferentes materiais e soluções construtivas, independentemente da sua natureza e função do desempenho pretendido.

Caracterização geral

Código

9666

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernando Manuel dos Anjos Henriques, Maria Paulina Santos Forte Faria Rodrigues

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Algum conhecimento de base sobre requisitos e desempenho de edifícios.

Bibliografia

A bibliografia é diversa, dependendo da especificadade de cada estudo. Mas baseia-se fundamentalmente em artigos recentes de revistas científicas internacionais sobre caracterização de materiais e produtos da construção, elementos construtivos e edificios, focando principalmente os equipamentos e procedimentos de ensaio utilizados.

Método de ensino

O ensino será efetuado com base no conhecimento mais recente disponibilizado pela comunidade científica nacional e internacional, e compatibilizado com a normalização mais recente, nomeadamente ao nível de comportamento mecânico, desempenho higrotérmico, acústico, segurança contra incêndio e ambiente. Decorrerá tutorialmente e através de seminários. Existe Avaliação final.

Método de avaliação

A avaliação final decorre por apresentação e discussão de trabalho realizado no âmbito do programa da UC, dentro do possível enquadrado no plano de trabalho de Tese de cada estudante.

Conteúdo

O programa da unidade curricular visa complementar a formação dos estudantes na área específica das técnicas de investigação experimental em edifícios. O plano de trabalho de cada aluno atenderá ao seu perfil, sendo definido em conjunto pelo regente/responsável da unidade curricular e o(s) orientador(es) científico do aluno. São aprofundados conhecimentos de base relativos à caracterização de edifícios, dos seus elementos construtivos e dos produtos da construção que os constituem.