Engenharia Geológica

Objetivos educativos

Objetivos

São objectivos deste ciclo de estudos conducente ao Doutoramento em Engenharia Geológica, formar investigadores altamente qualificados neste domínio científico e com competência para realizar e desenvolver projectos de investigação e desenvolvimento com autonomia, em sectores de actividade económica e social e/ou em ambiente universitário.

As competências a adquirir pelos doutorandos são:

a) Competências de conhecimento e capacidade de compreensão

a.1) Capacidade de compreensão sistemática no domínio científico de estudo da Engenharia Geológica, que lhes permitam aprofundar conhecimentos apreendidos ao nível de 1os e 2os ciclos nesta área científica e adquirir bases sustentáveis para desenvolver tarefas autonomamente em contextos de investigação.

a.2) Adquirirem formação científica e técnica avançada que lhes atribuam competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico da Engenharia Geológica permitindo compreender e resolver novos problemas e situações em contextos multidisciplinares.

b) Competências de aplicação de conhecimentos e compreensão

b.1) Capacidade para idealizar, projectar e executar projectos de investigação importantes em Engenharia Geológica, desenvolvendo capacidades de coordenação de gestão e de acompanhamento técnico de forma autónoma, no centro de investigação em que se inserem (Centro de Investigação em Ciência e Engenharia Geológica, CICEGe, ou outro), noutras instituições de investigação ou em empresas, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.

b.2) Produzirem um conjunto significativo de trabalhos de investigação e documentos técnicos originais no domínio da Engenharia Geológica contribuindo para a abertura de horizontes do conhecimento, divulgando-os sempre que possível em reuniões ou publicações com comité de selecção, quer a nível nacional quer a nível internacional, e demonstrando saberem apresentá-los, quer a especialistas quer a outros técnicos, de forma clara e rigorosa.

c) Competências de realização de julgamento/tomada de decisões

c.1) Desenvolverem capacidades de integração de conhecimentos de modo a serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas em situações complexas apresentando sempre soluções e propondo projectos de execução tendo em conta implicações económicas e sociais.

d) Competências de comunicação

d.1) Desenvolverem capacidades para discutir e colaborar e comunicar com os seus parceiros de investigação, com especialistas de outras áreas, com a comunidade académica e com a sociedade em geral sobre os temas que desenvolvem e em que são especializados.

e) Competências de auto-aprendizagem

e.1) Serem capazes de continuar a desenvolver e a adquirir formação ao longo da sua vida nas áreas disciplinares e afins da Geologia e da Engenharia Geológica, promovendo, em contexto académico e/ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.

Caracterização geral

Código

602

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

A disponibilizar brevemente

Coordenador

José António de Almeida

Data de abertura

Outubro

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

Depende da modalidade de funcionamento de cada unidade lectiva. O funcionamento será acordado com cada aluno de doutoramento, ou quando o seu número exceda 10 num ano lectivo, será acordado com o conjunto de alunos do programa.

 

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 anos

Créditos totais: 180 ECTS

Áreas científicas obrigatórias

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Engenharia Geológica EG 180 -
TOTAL 180 0

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente

Estrutura

1.º Semestre
Código Nome ECTS
9443 Projecto de Tese (EG) 30.0
2.º Semestre
Código Nome ECTS
9441 Investigação e Desenvolvimento da Tese I (EG) 0.0
9444 Tese em Engenharia Geológica 150.0