Projecto de Tese (G)

Objectivos

A unidade curricular Projeto de Tese destina-se a preparar o doutorando para a investigação conducente à obtenção do grau de doutor, nomeadamente, fazer a revisão da literatura, estabelecer uma metodologia de trabalho, formular os objetivos do trabalho, estabelecer os contactos necessários, e calendarizar o desenvolvimento da tese nos anos subsequentes. No final desta unidade, o doutorando deverá ter adquirido conhecimento aprofundado do estado da arte na área de investigação que escolheu, ser capaz de identificar os problemas que considera mais desafiantes e/ou promissores que investigará durante a preparação do seu doutoramento e demonstrar boa capacidade de comunicação e discussão do projeto. No contexto desta unidade o doutorando poderá frequentar cursos de curta duração que complementarão a respetiva formação entretanto adquirida. Entre estes incluem-se os cursos da NOVA Escola Doutoral (ex. Comunicação em Ciência).

Caracterização geral

Código

9440

Créditos

30.0

Professor responsável

José Carlos Ribeiro Kullberg

Horas

Semanais - 4

Totais - 150

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Formação, ao nível de Mestrado em qualquer área das Geociências, de acordo com o previsto no Regulamento do Programa Doutoral.

Bibliografia

Depende do tema de Doutoramento a desenvolver por cada estudante; o orientador dá uma lista inicial de bibliografia e que é explorada e desenvolvida pelo(a) estudante.

Método de ensino

Orientação Tutorial; auxílio de pesquisa bibliográfica na b-on; trabalho de campo quando apropriado.

Método de avaliação

De acordo com decisão da CAT entretanto formada

Conteúdo

O conteúdo dependerá do tema de investigação escolhido pelo doutorando, mas consistirá no estudo de aspetos considerados relevantes para o tópico de investigação no qual ele prepara o respetivo plano de tese e os objetivos, um levantamento do estado da arte e a planificação do trabalho a efetuar durante o doutoramento. O doutorando também deve adquirir conhecimento acerca do método científico e, quando pertinente, das diferentes abordagens tecnológicas, ao desenvolvimento de trabalho de investigação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: