Engenharia de Tecidos

Objectivos

    É objectivo principal desta unidade curricular proporcionar aos alunos uma formação genérica e inicial nesta área da Engª Biomédica.
    Após a frequência desta disciplina os alunos ficarão a conhecer os mecanismos de reparação e regeneração de tecidos em adultos, como a Engenharia de Tecidos está a ser usada no desenvolvimento de novos métodos terapêuticos que envolvem a criação de tecidos e orgãos que possam substituir os originais danificados ou não funcionais por motivo de doença ou acidente. Os alunos aprenderão também quais as técnicas existentes para a produção de matrizes biodegradáveis porosas, de cultura celular e análise dos tecidos criados in vitro e in vivo, entre outras matérias constantes do programa. Por fim serão estudadas e analisadas aplicações concretas de produtos da E.T. a alguns tecidos e orgãos.

Caracterização geral

Código

9535

Créditos

6.0

Professor responsável

Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva

Horas

Semanais - 6

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disciplina não tem requisitos especiais, embora seja conveniente que os alunos tenham tido uma cadeira de biomateriais e outra de biologia celular.

Bibliografia

Bibliografia principal:

          - C. van Blitterswijk (editor), Tissue Engineering, Elsevier, 2008

Bibliografia adicional para partes específicas do programa:

          - W. M. Saltzman, Tissue Engineering - Principles for the design of replacement organs and tissues, Oxford University Press 2004 (cota R 857 SAL)
       - K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering I - Scaffold Systems for Tissue Engineering, Springer, 2006
        - K. Lee, D. Kaplan, Eds, Tissue engineering II - Basics of Tissue Engineering and Tissue Applications, Springer, 2007
        - B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, Molecular Biology of The Cell, 4th Ed, Garland 2002
        - R. I. Freshney, Culture of Animal Cells - A manual of basic techniques, Wiley-Liss, 2005
        - P. X. Ma, J. Elisseeff, Eds., Scaffolding In Tissue Engineering, CRC, 2005

Método de ensino

O método de ensino do conteúdo programático de ECT baseia-se em aulas teóricas e aulas práticas de laboratório. Nas aulas teóricas são abordado os vários temas que compõem o conteúdo programático através da exposição dos conceitos, métodos e exemplos de estudos laboratoriais e clínicos. Nas aulas práticas os alunos produzem e caracterizadas matrizes tridimensionais porosas e efectuam nelas culturas celulares.

Método de avaliação

A UC de Engenharia de Células e Tecidos é considerada uma UC de Seminário e como tal apenas tem avaliação do tipo "Laboratorial ou de Projecto", "Sumativa" e "Seminário"

 

A avaliação é composta por quatro componentes:

1- apresentação oral;

2- trabalhos práticos;

3- ensaios sobre os temas das aulas;

4- projecto de investigação ou artigo de revisão.

Não existem testes nem exame final. A nota final é a média pesada das notas dos trabalhos práticos (30%), dos ensaios (10%), da apresentação oral (25%) e do projecto ou artigo (35%). As notas dos vários elementos de avaliação não têm limite de validade e são sempre arredondadas à unidade.

 

Há avaliação de frequência. É concedida frequência aos alunos que tiverem avaliação positiva nas componentes de trabalhos práticos e apresentação oral. Os alunos que não obtiverem frequência terão de se inscrever novamente a ECT e repetir a componente a que não obtiveram nota positiva. 

 

Trabalhos práticos - a avaliação é feita com base nos relatórios elaborados. É fornecido aos alunos um modelo de estrutura dos relatórios. Os trabalhos laboratoriais são realizados em grupos de 2 ou 3 alunos.

 

Ensaios - 7 questões respondidas no Moodle acerca dos temas das aulas.

 

Apresentação oral - apresentação e discussão sobre o estado da arte da Engenharia de Tecidos/Medicina Regenerativa de um tecido ou orgão à escolha dos alunos. É fornecida aos alunos a grelha usada na avaliação das apresentações. As apresentações orais são realizadas durante as duas últimas semanas de aulas em grupos de 2 alunos. As apresentações são discutidas por outro grupo de alunos. As apresentações (slides) têm de ser entregues peviamente, em data anunciada no início do ano lectivo (meados de Novembro), para serem disponibilizadas a todos os alunos e professores antes do início das apresentações.

 

Projecto de investigação - concepção e escrita de um projecto de investigação na área da Engenharia de Células e Tecidos segundo as regras da Fundação para a Ciência e Tecnologia (apenas a componente técnico/científica dos projectos FCT/MEC). O tema do projecto é escolhido pelo aluno. A avaliação é realizada tendo em conta o cumprimento dos objectivos explanados nas instruções fornecidas aos alunos. O projecto de investigação tanto pode ser realizado individualmente como em grupo de 2 alunos. O prazo de entrega é o último dia da época de recurso. Só é aceite o projecto final aos alunos que tiverem obtido frequência.


Artigo de revisão - escrita de um artigo de revisão sobre um tema de Engenharia de Células e Tecidos. O tema do artigo é escolhido pelo aluno. A avaliação é realizada tendo em conta o cumprimento dos objectivos explanados nas instruções fornecidas aos alunos. O artigo de revisão tanto pode ser escrito individualmente como em grupo de 2 alunos. O prazo de entrega é o último dia da época de recurso. Só é aceite o artigo aos alunos que tiverem obtido frequência.

 

Melhoria: a única possibilidade de obter melhoria à UC de ECT é através da escrita de um novo projecto de investigação ou artigo de revisão cuja classificação substitui (se for superior) a do anterior projecto ou artigo e é usada para recalcular a nota final de acordo com as ponderações acima descritas.

Conteúdo

Programa baseado no livro "Tissue Engineering" (Senior Editor: Clemens van Blitterswijk. Elsevier, 2008)

1 - Introduction to cell and tissue engineering

2 - The History of the first TE product, Integra

3 - Tissue homeostasis and wound healing

4 - The 4 tissue types

5 - The extracellular matrix

6 - Cell culture

7 - Natural polymers

8 - Synthetic degradable polymers

9 - Bioceramics and Biocomposites

10 - Scaffold design and fabrication

11 - Stem cells

12 - Cell-biomaterial interactions

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: