Historiografia
Objetivos
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências que, numa perspectiva crítica, lhe permitam avaliar textos e livros no âmbito da historiografia da ciência, da tecnologia e da medicina. Deverão ainda saber manusear e refletir sobre a utilidade e limitações de IGNOREes primárias utilizadas na elaboração de textos nestes domínios do saber.
Promover uma atitude crítica promotora de maturidade intelectual.
Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa.
Apresentar oralmente artigos e projetos de uma forma estruturada, aliciante e respeitando o tempo disponível para a tarefa.
Aquisição e compreensão:
Compreenderão o objecto da historiografia;
Saberão perspectivar os principais passos da evolução da historiografia da ciência e áreas afins;
Saberão avaliar a complexidade e diversidade de problemas historiográficos suscitados pela história da ciência, da tecnologia e da medicina;
Saberão utilizar IGNOREes primárias e outras ferramentas e métodos da análise histórica;
Saberão algumas das relações da história da ciência com outros domínios do saber;
Terão sido introduzidos aos debates atuais no seio da historiografia da ciência.
Aplicação:
Promover uma atitude crítica promotora de maturidade intelectual.
Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa.
Apresentar oralmente artigos e projetos de uma forma estruturada, aliciante e respeitando o tempo disponível para a tarefa.
Caracterização geral
Código
9921
Créditos
6.0
Professor responsável
Palmira de Jesus Fontes da Costa
Horas
Semanais - 6
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Arne Hessenbruch, ed. Reader''''''''''''''''s Guide to the History of Science. (Chicago: Fitzroy Dearbor Publishers, 2000);
Cohen, H. Floris, The Scientific Revolution: A Historiographical Inquiry (Chicago and London: The University of Chicago Press, 1994);
Doel, Roald E., Thomas Soderqvist, The Historiography of Contemporary Science, Technology , and Medicine: Writing Recent Science (Routledge, 2006);
Gavrolu,Kostas, O Passado das Ciências como História (Porto: Porto Editora, 2007);
Iggers, Georg G., Historiography in the Twentieth Century. From Scientific Objectivity to the Postmodern Challenge, with a New Epilogue (Middletwon, Weleyan University Press, 2005);
Shortland, Michael and Richard Yeo (eds.), Telling Lives in Science. Essays on Scientific Biography (Cambridge: Cambridge University Press, 1996);
Soderqvist,T., ed., The Historiography of Contemporary science and technology (UK: Harwood academic publishers, 1996).
Método de ensino
Apresentação, pela docente, das várias temáticas e abordagens relevantes para a disciplina;
Discussão de artigos críticos no âmbito do desenvolvimento da disciplina;
Elaboração de pequenos ensaios sobre tarefas específicas no âmbito da historiografia da ciência e da tecnologia e da medicina.
Método de avaliação
/seminários. Apresentação de um artigo; moderação do debate de um artigo; Recensão crítica (“article review”) de um artigo sobre história da ciência ou da tecnologia; participação nas aulas e nas actividades semanais sugeridas pela docente.
Conteúdo
1. O objecto da historiografia; as especificidades da historiografia da ciência e da tecnologia.
2. O passado da História das Ciências
A história das ciências como fiel descrição dos factos: Paul Tannery, Pierre Duhem e Georges Sarton; As primeiras abordagens sociológicas: Merton, Zilsel, Hessen, Bernal;A história das ciências como história das ideias: Alexandre Koyré; Os primeiros trabalhos sobre história da ciência em Portugal; Os primeiros passos na institucionalização da história das ciências.
3. A organização institucional da disciplina hoje em dia
Departamentos, sociedades e academias, periódicos; congressos, etc.; Os seus profissionais: formação, carreiras, avaliação; A história da ciência em Portugal.
4. Os grandes debates historiográficos
O debate sobre o anacronismo e o presentismo; O debate sobre o internalismo versus externalismo; O anacronismo e o internalismo e as histórias de ciência de cientistas. Thomas Kuhn e o debate sobre continuismo versus descontinuismo.
5. A história das ciências e as abordagens sociológicas
6. A história das ciências no contexto da história cultural
7. A história das ciências e história do livro e das representações visuais
8. A história das ciências e os estudos de género
9. O reaparecimento das grandes narrativas e das biografias
10. A história das ciências e popularização do conhecimento científico. A questão centro-periferia.
11. A investigação e a escrita em História das Ciências
Periodização; IGNOREes e materiais primários e secundários; IGNOREes públicas e privadas; cultura textual e cultura material; Recursos bibliográficos; Como escrever um artigo em história das ciências; Como preparar um projecto de pesquisa em história das ciências.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: