Genética Molecular Bacteriana: Novos Conceitos e Aplicações da Biologia do RNA

Objectivos

Transmitir um conjunto de informação integrada sobre Genética Molecular Bacteriana com ênfase particular no estudo de Novos Desenvolvimentos na Biologia do RNA. Estimular capacidades de pesquisa sobre um tópico científico e capacidade de sintetizar e de o comunicar oralmente sob a forma de seminário sendo confrontado com a opinião dos outros. Estimular a atitude e capacidade de resolver problemas laboratoriais utilizando soluções alternativas para se chegar a um objectivo

Caracterização geral

Código

10216

Créditos

6.0

Professor responsável

Cecília Maria Arraiano

Horas

Semanais - 2

Totais - 54

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

O Mundo do RNA: Novos desafios e Perspectivas Futuras (2007) Cecília M. Arraiano e Arsénio M. Fialho. Editora Lidel

Método de ensino

Aulas teóricas (incl. Exame)

Aulas teórico-práticas e seminário

Aulas práticas

Método de avaliação

Exame final escrito de 3horas com questões sobre as aulas teóricas (60%). Relatório das aulas práticas, sumário e seminário sobre o tópico escolhido nas aulas teórico-práticas (30%)._Avaliação contínua baseada na participação do aluno nas aulas desta Unidade Curricular (10%). No final do período desta Unidade os Professores e a Unidade Curricular serão também avaliados para possivel introdução de alterações que possam contribuir para a melhoria da Unidade.

Conteúdo

Obj. Científico: a) Identificar os Princípios que governam a Genética Molecular Bacteriana e identificar de forma geral como os ácidos nucleicos e proteínas intervêm no metabolismo celular. b) Delinear estratégias para controlar a expressão génica em procariotas. c) Conhecer os diferentes tipos e funções de RNA e RNases e interpretá-los à luz das descobertas recentes da Biologia do RNA. Pretende-se também xpandir os conhecimentos adquiridos ao estudo de RNAs em eucariotas e ver a aplicação deste conhecimento a temas da actualidade e suas aplicações nas indústrias biomédicas e farmacêuticas. Durante esta Unidade curricular irá também fazer-se o planeamento e execução de trabalho laboratorial estudando RNAs específicos e efectuando a clonagem, superexpressão e purificação de uma ribonuclease.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: