Genómica em Microbiologia Médica

Objectivos

O objetivo central desta unidade curricular é proporcionar os conceitos fundamentais necessários para a compreensão do papel de uma área emergente e de grande importância, a Genómica, na Microbiologia Médica. Pretende-se também que os alunos fiquem familiarizados com aspectos concretos relacionados com casos relevantes em que a Genómica teve contributos importantes para a elucidação de questões pertinentes no domínio da Microbiologia Médica.

Após a frequência desta UC os alunos deverão dominar os conceitos fundamentais subjacentes à Genómica Microbiana. Deverão ainda ser capazes de apreciar criticamente a importância da Genómica no estudo de vários temas da área da Microbiologia Médica.

As competências a adquirir durante a frequência da UC são a capacidade de analisar e de interpretar dados de Genómica, incluindo competências na manipulação de ferramentas informáticas e análises de dados com elas obtidos. Os alunos deverão ser ainda capazes de estudar, discutir criticamente e aprofundar em autonomia, problemas da Microbiologia Médica estudados com abordagens genómicas. 

Caracterização geral

Código

12370

Créditos

6.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio

Horas

Semanais - 4

Totais - 48

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos a nível de licenciatura de Biologia Geral, Microbiologia, Biologia Molecular e Genética Molecular.

Bibliografia

Padmanabhan R, Mishra A K, Raoult D, Fournier P-E. Genomics and metagenomics in medical microbiology, 2013, Journal of Microbiological Methods 95: 415-424

 Didelot X, Bowden R, Wilson DJ, Peto T, Crook WDW. 2012. Transforming clinical microbiology with bacterial genome sequencing. Nature Reviews Genetics 13: 601–612.

 Fournier P-E, Raoult D. 2011. Prospects for the future using genomics and proteomics in clinical microbiology. Annual Review of Microbiology 65: 169-188.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Serão apresentados os fundamentos da Genómica aplicada à Microbiologia, tanto as técnicas laboratoriais presentemente mais relevantes como as abordagens subjacentes às análises bioinformáticas básicas. Serão apresentados os procedimentos conducentes ao mapeamento e anotação de genomas. O tema da organização do genoma será abordado estabelecendo comparações entre bactérias e fungos e serão discutidos conceitos chave, tais como: pan/core-genome, ilhas de patogenicidade, HGT (horizontal gene transfer), pseudogenes. Serão analisadas as potencialidades da genómica comparativa e da genómica funcional. Será analisado o papel do estudo do Microbioma Humano na saúde e na doença. Serão apresentados casos de estudo emblemáticos para a compreensão do papel emergente da Genómica no avanço do conhecimento na área da Microbiologia Médica usando tanto modelos bacterianos como fúngicos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: