Projecto Individual II
Objetivos
Os alunos devem identificar uma ideia de negócios baseada numa tecnologia de engenharia de membranas a ser desenvolvida durante o curso.
Os principais objetivos do projeto individual são:
(i) educar os alunos em análise de mercado e empreendedorismo;
(ii) desenvolver uma atitude clara de “resolução de problemas” e “foco nas necessidades do cliente”
(iii) ser capaz de identificar e analisar os principais parâmetros de criação de valor associados à nova tecnologia
(iv) idenficar IGNOREes valiosas de informação e pesquisa
(v) manter-se constantemente informado sobre tecnologias e mercados
(vi) desenvolver habilidades orais e escritas.
Caracterização geral
Código
10172
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernanda Antonia Josefa Llussá
Horas
Semanais - 5
Totais - 40
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos.
Bibliografia
Bibliografia:
[SA] Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin.
[BDN] Byers, T., Dorf, R. and Nelson, A., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw- Hill Science/Engineering/Math.
[HPS] Hisrich, R., Peters, M. and Shepherd, D., 2012, Entrepreneurship, McGraw-Hill/Irwin.
[B] Bhide, A., 1996, ìThe Questions Every Entrepreneur Must Answerî, Harvard Business Review.
[D06] Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business.
[D02] Drucker, P., 2002, ìThe Discipline of Innovationî, Harvard Business Review
[SSRB] Shalman, W., Stevenson, H., Roberts, M. and Bhide, A., 1999, The Entrepreneurial Venture, Harvard Business Review Press.
[KS] Katzenbach, J. and Smith, D., 1993, ìThe Discipline of Teamsî, Harvard Business Review.
Durante o curso poderão ser distribuídos material adicional.
Método de ensino
Aulas teóricas, apresentações e discussões dos trabalhos em aula e orientação tutorial.
Método de avaliação
Avaliação:
Os alunos são incentivados a pesquisar uma ideia de negócio baseada em membranas, a ser desenvolvida e avaliada durante todo o curso. Este trabalho e avaliação envolve uma apresentação de meio termo e uma avaliação final. A avaliação final é dividida em uma parte oral, o passo do elevador (5 minutos) e um relatório, o plano de negócios (conteúdo de 15 páginas). Eles contarão para a nota da seguinte forma:
Apresentação intercalar 20%
Elevator Pitch 30%
Plano de Negócio 50%
Conteúdo
Programa:
1. Visão geral sobre o tema Empreendedorismo e insights sobre membranas e ideias de negócios
2. Ideation: como pensar numa ideia de negócio
3. Propriedade intelectual e industrial
4. Elevator Pitch
5. Plano de Negócios
(a) Análise de mercado
(b) Estratégia de marketing e mix
c) Modelo de Negócio
d) Equipa
(e) Financeiro
(f) Riscos e opções
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: