Projecto Individual II

Objetivos

Os alunos devem identificar uma ideia de negócios baseada numa tecnologia de engenharia de membranas a ser desenvolvida durante o curso.

 Os principais objetivos do projeto individual são:

(i)  educar os alunos em análise de mercado e empreendedorismo;

(ii)  desenvolver uma atitude  clara de “resolução de problemas” e “foco nas necessidades do cliente”

(iii) ser capaz de identificar e analisar os principais parâmetros de criação de valor associados à nova tecnologia

(iv) idenficar IGNOREes valiosas de informação e pesquisa

(v) manter-se constantemente informado sobre tecnologias e mercados

(vi) desenvolver habilidades orais e escritas.

 

Caracterização geral

Código

10172

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernanda Antonia Josefa Llussá

Horas

Semanais - 5

Totais - 40

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos.

Bibliografia

Bibliografia:

[SA] Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin.

[BDN] Byers, T., Dorf, R. and Nelson, A., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw- Hill Science/Engineering/Math.

[HPS] Hisrich, R., Peters, M. and Shepherd, D., 2012, Entrepreneurship, McGraw-Hill/Irwin.

[B] Bhide, A., 1996, ìThe Questions Every Entrepreneur Must Answerî, Harvard Business Review.

[D06] Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business.

[D02] Drucker, P., 2002, ìThe Discipline of Innovationî, Harvard Business Review 

[SSRB] Shalman, W., Stevenson, H., Roberts, M. and Bhide, A., 1999, The Entrepreneurial Venture, Harvard Business Review Press.

[KS] Katzenbach, J. and Smith, D., 1993, ìThe Discipline of Teamsî, Harvard Business Review.

Durante o curso poderão ser distribuídos material adicional.

Método de ensino

Aulas teóricas, apresentações e discussões dos trabalhos em aula e orientação tutorial.

Método de avaliação

Avaliação:

Os alunos são incentivados a pesquisar uma ideia de negócio baseada em membranas, a ser desenvolvida e avaliada durante todo o curso. Este trabalho e avaliação envolve uma apresentação de meio termo e uma avaliação final. A avaliação final é dividida em uma parte oral, o passo do elevador (5 minutos) e um relatório, o plano de negócios (conteúdo de 15 páginas). Eles contarão para a nota da seguinte forma:

Apresentação intercalar     20%

Elevator Pitch                    30%

Plano de Negócio              50%

Conteúdo

Programa:

1. Visão geral sobre o tema Empreendedorismo e insights sobre membranas e ideias de negócios

2. Ideation: como pensar numa ideia de negócio

3. Propriedade intelectual e industrial

4. Elevator Pitch

5. Plano de Negócios

(a) Análise de mercado

(b) Estratégia de marketing e mix

c) Modelo de Negócio

d) Equipa

(e) Financeiro

(f) Riscos e opções