Competências Transversais para Ciências e Tecnologia

Objetivos

Nesta unidade curricular, pretende-se motivar os estudantes a encarar a sua formação universitária na perspetiva do mercado de trabalho.

Pretende-se dotar os estudantes de algumas competências transversais relevantes para a área de Ciências e Tecnologia.

Caracterização geral

Código

10352

Créditos

3.0

Professor responsável

Ruy Araújo da Costa

Horas

Semanais - 6

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Esta unidade curricular não tem requisitos prévios.

Bibliografia

- Costa, R., Kullberg, J., Fonseca, J., Martins; N., “Competências Transversais para Ciências e Tecnologia – FCT/UNL” (2013) 

Método de ensino

Em cada semana será abordado um novo tema, que será explorado com uma abordagem idêntica:

 - Em cada semana há 3 aulas práticas que totalizam 10h (2+4+4h);

 - Em cada semana há uma aula teórico-prática de 2h onde são apresentados os aspetos fundamentais do tema, destacados os erros a evitar durante a exploração dos conteúdos do tema e realçadas as principais ferramentas que podem ser utilizadas.

A avaliação final da u.c. será baseada no trabalho desenvolvido individualmente e em grupo durante cada semana e em testes individuais executados na plataforma de e-learning moodle em ambiente controlado.

Método de avaliação

1 – Será observada a seguinte regra de Pontualidade: as atividades letivas de uma aula marcada para começar na hora H terão início em H + 10 min. Depois de H + 15 min não será permitida a entrada nas salas de aula. Se, excecionalmente, um docente autorizar a entrada tardia de um aluno, essa entrada não será contabilizada para efeitos de “Participação” (v. nº 8) e só será contabilizada para efeitos de Frequência nos termos da nota ao nº 2 seguinte.

2 – É obrigatória a obtenção de Frequência para que um aluno possa obter aprovação. Um aluno só obtém Frequência se tiver assistido a pelo menos 80% das horas das aulas Práticas (P) lecionadas no seu turno P (*) e, ainda, a pelo menos 3 aulas Teórico-Práticas (TP). 

Nota (*): Entrada tardia, excecionalmente autorizada, numa aula P de 2h não é contabilizada para efeitos de Frequência; Entrada tardia, excecionalmente autorizada, numa aula P de 4h é contabilizada para efeitos de Frequência com 2h. 

3 A avaliação de conhecimentos em CTCT é feita exclusivamente através de atividades que decorrem no período letivo. Nesta unidade curricular NÃO há exames (época normal, de recurso, especial, ou melhoria).

Para os alunos com estatuto especial registado no Clip e que comprovadamente não possam participar nas aulas poderá ser proposto um método de avaliação alternativo. Estes alunos terão de fazer uma solicitação à Coordenação de CTCT até 21 de janeiro 2019, justificando devidamente o seu pedido.

4 – A falta a uma aula impede a realização de atividades de avaliação, que não serão repetidas. A classificação final de um aluno não será ajustada para compensar eventuais faltas às aulas. 

5 – Se um aluno desejar, poderá enviar a justificação de falta a uma aula à Coordenação de CTCT. O aluno deve enviar a digitalização (ou o original) das declarações oficiais, ou equiparadas, que sirvam para justificar a(s) falta(s) até 5 dias úteis após a última falta consecutiva. 

A Coordenação de CTCT avaliará os pedidos de justificação de falta e, caso seja considerada válida, a sua falta será considerada "presença" para efeitos de Frequência. No entanto, não será nunca feito qualquer ajustamento relativo às atividades de avaliação não realizadas pelo aluno. 

6 – A avaliação de conhecimentos é feita em 3 áreas: Participação (com um peso de 20%), Trabalho Individual (40%) e Trabalho de Grupo (40%). 

No total, cada aluno terá mais de 40 atividades de avaliação nas várias aulas P e TP.

O Trabalho Individual decompõe-se nas seguintes componentes: Escrita Presencial Individual (EPI), Escrita Não Presencial Individual (ENPI) e Oral/Porta-Voz (OPV).

A avaliação da área do Trabalho de Grupo decompõe-se em duas componentes: Trabalho de Grupo (TG), e Auto e Hetero-Avaliação (AHA).

No quadro seguinte, esquematiza-se as diferentes componentes da avaliação e seu domínio de cotação (em valores):

Componente de Avaliação

Participação

Individual

Grupo

EPI

ENPI

OPV

TG

AHA

Domínio de pontuação (pontos)

-25 a 30+

0 a 8

0 a 13

0 a 6 *

0 a 76

0 a 36+

Domínio de Cotação (valores)

-2,0 a 4,0

0 a 4,0

0 a 2,5

0 a 1,5

0 a 6,0

0 a 2,0

Nota *: A avaliação do critério Oral/Porta-Voz será feita, para cada aluno, a partir dos resultados obtidos nos dois primeiros momentos de avaliação deste tipo.

–  Excetuando a componente de Participação (v. ponto 8), a conversão da pontuação obtida numa componente em classificação é feita linearmente. Zero pontos corresponderá a zero valores e o número máximo de pontos corresponderá à classificação máxima na componente de avaliação. Na componente AHA atribui-se a classificação máxima (2,0 valores) a alunos com pelo menos 36 pontos.

8– A componente de Participação será avaliada do seguinte modo:

Por cada aula (P ou TP) assistida com participação normal o aluno terá +1 ponto.

Por cada aula (P ou TP) assistida com desempenho invulgarmente positivo o aluno terá +2 pontos. Nota: Em cada aula, um docente não poderá atribuir mais de 4 “desempenhos invulgarmente positivos”.

Quando o aluno falta ou se estiver presente, mas sem participar nem perturbar a aula não terá qualquer ponto atribuído.

Por cada aula P com comportamento perturbador o aluno terá –1 ponto.

Por cada aula TP com comportamento perturbador o aluno terá –2 pontos.

Assim, cada aluno poderá ter entre –25 e 40 pontos de Participação, que serão convertidos na escala entre –2 e 4 valores. 

Entre –25 e 0 pontos, faz-se uma conversão linear entre -2 e 0 valores. Entre 0 e 30 pontos, faz-se uma conversão linear entre 0 e 4 valores. Acima de 30 pontos serão atribuídos 4 valores.

9 Depois de apuradas as classificações finais, cada docente de turma P pode, excecionalmente, bonificar a classificação de um aluno dependendo do seu desempenho nas aulas. No máximo, cada docente poderá atribuir, no máximo, 3 valores de bonificação por turma. A bonificação por aluno é um número inteiro e não superior a 1 valor.

10 – A Frequência obtida por um aluno num dado ano letivo, em caso de Reprovação, só é válida no ano letivo seguinte. No entanto, as classificações obtidas em atividades num dado ano letivo só são válidas no ano letivo em que foram obtidas.

11  Num ano letivo um aluno estará aprovado se tiver Frequência válida e se tiver obtido nesse ano pelo menos 9,5 valores na totalidade das componentes avaliadas.

Consulte o documento completo da Avaliação de Conhecimentos no Clip>Documentos de Apoio

Conteúdo

1 - Planeamento Curricular para a Empregabilidade:

Curriculum Vitae, sua importância e apresentação.

Carta de Motivação.

A Entrevista e a Imagem.

As Redes Sociais e o Emprego.

Planeamento Curricular – aspetos a considerar para melhorar o seu CV.

O Teste Psicotécnico no processo de seleção e recrutamento.

 

2 - Gestão do Tempo, Trabalho em Equipa e Liderança

Gestão do Tempo:

A importância do planeamento diário.

Objetivos SMART.

Importante vs. Urgente: Modelo de Stephen-Covey.

Desperdiçadores de Tempo.

Eficiência vs. Eficácia

Adiamentos sistemáticos.

Adiamentos vs. Perfecionismo.

Gestão de e-mails e Redes Sociais.

Trabalho em Equipa:

Trabalho Colaborativo – Ferramentas de Edição de Textos.

Fatores de coesão e de perturbação da equipa.

Escuta Ativa.

Liderança:

O Líder e a Gestão de Tarefas, Gestão Individual e a Gestão do Grupo.

Estilos e Valor da Liderança.

Caraterísticas de um Líder.

Linguagem positiva.

 

3 - Utilização avançada de Folhas de Cálculo

Introdução ao Excel.

Introdução ao comando “SE”.

Introdução aos comandos “E” , “OU” associados a “SE”.

Representação Gráfica.

Formatação Condicional.

Tabela Dinâmica.

Comandos de Contagem

Estatística Básica no Excel.

Procura Vertical de Informação (“PROCV”).

Otimização de uma função – aplicação à Gestão de Stocks. Utilização do Solver.

Introdução ao módulo de Visual Basic do Excel.

Definição e funções em VB. Introdução às macros em VB/Excel.

  

4 - Pesquisa Bibliográfica. Análise de Informação. Ética e Deontologia.

 

Pesquisa bibliográfica com recurso à Internet. 

Objetivos da pesquisa bibliográfica em Ciência e Tecnologia. 

Critérios para otimização da pesquisa. 

Informação pertinente e informação fidedigna. Fontes de informação credíveis. 

Utilização de um motor de pesquisa especializado para fins académicos. 

Acesso aberto vs acesso restrito. 

Utilização de IGNOREes fidedignas em portais de acesso restrito e para IGNOREes abertas. 

Recursos existentes na b-on e no RCAAP.

 

Análise (e avaliação) de informação. 

Escolha de critérios para a avaliação de informação para a execução de trabalhos em Ciência e Tecnologia. 

Resumos versus sínteses. 

Software anti-plágio.

 

Ética e Deontologia: 

Conceito de plágio. Formas comuns de plágio, possíveis motivos e como evitar. 

Formas de deteção de plágio. 

Deteção de passagens que configuram situação de plágio através do software Ephorus.

 

Conceitos de Moral, Ética e Deontologia. 

Exemplos de Ética em Ciência e de Deontologia no desempenho profissional. 

O Plágio e a Fraude no Regulamento de Avaliação da FCT/UNL. 

Os deveres e o dilema no desempenho profissional.


5 - Comunicação em Ciências e Tecnologia.

A Importância da Comunicação.

Tipos de Comunicação.

Comunicação através de um documento manuscrito.

Documento manuscrito. Apresentação dos documentos manuscritos.

Recomendações para uma apresentação oral.

Elaboração de relatório, comunicação oral e poster.

Comunicação através de um documento escrito. Recomendações.

Comunicação com recurso a meios Audio-Visuais.

Poster. Recomendações.

Comunicar por e-mail.

Comunicar na Internet: Fóruns, Chats e Redes Sociais.

Ortografia.